Os estacionamentos subterrâneos que serão construídos em Belo Horizonte sequer saíram do papel e já vão custar caro ao bolso dos motoristasEm anúncio feito ontem, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Faulhaber, informou que o preço máximo a ser cobrado nesses locais será de R$ 7,90 a hora, contra os R$ 7 previstos em outubro pela prefeituraAlém disso, ele confirmou outra mudança: o aumento do prazo de concessão para os vencedores da licitação, de 25 para 30 anos.
Marcelo Faulhaber disse que o edital para a construção dos oito subterrâneos será publicado até o início de setembroA data representa um atraso de quatro meses no cronograma do projetoA redução do número de vagas, de 4.388 para cerca de 3,5 mil, já anunciada antes, também foi confirmada, pois a PBH desistiu de construir dois estacionamentos, um no Centro e outro no Bairro Santo Agostinho, na Região Centro-Sul.
De acordo com o secretário, serão construídos três estacionamentos na Savassi (ruas Tomé de Souza, Paraíba e Fernandes Tourinho), dois na Praça Sete (Espírito Santo e Tupinambás), um na área hospitalar (Avenida Pasteur), outro perto da Praça Afonso Arinos e um no Barro Preto (Rua Ouro Preto)As obras devem começar no primeiro semestre de 2013, com previsão de término em 2014O texto da licitação trará a informação de que o grupo vencedor vai arcar com o investimento, de custo ainda não calculado, e em contrapartida poderá explorar os empreendimentos por 30 anos.
NO CENTRO Sobre o valor da hora a ser cobrada nos estacionamentos subterrâneos, Marcelo Faulhaber disse que foram feitas pesquisas e que esse deve ser o tetoAs afirmações foram feitas durante um encontro com varejistas na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas da capital (CDL-BH), para tratar das obras de revitalização do Barro PretoO bairro, principal pólo de moda da cidade, vai receber R$ 10 milhões de investimentos em novas calçadas, iluminação, placas informativas e outras intervenções.
Uma delas será o corte de 350 vagas em vias públicas devido ao alargamento dos passeiosDaí a importância de a região receber um estacionamento subterrâneo, que será construído perto do Fórum Lafayette e com capacidade para 421 veículos“Portanto, haverá ganho de vagas”, concluiu o secretário
Quanto aos dois estacionamentos descartados pela PBH, o do Centro, que ficaria na Avenida Oiapoque, a suspensão do projeto se deveu às obras do BRT (transporte rápido por ônibus) em andamento na Avenida Santos DumontJá o cancelamento da implantação do estacionamento nas proximidades da Assembleia Legislativa, no Santo Agostinho, ocorreu em razão do alto custo da obra.
FAIXA AZUL A construção dos estacionamentos subterrâneos representará um aumento de quase 17% no número de vagas existentes hoje em Belo Horizonte, oferecidas pelo sistema rotativo Faixa AzulAtualmente são 20.688 vagas físicas, o suficiente para atender 91.346 veículos por dia, de acordo com a BHTransEspecialistas em trânsito avaliam que, além do investimento em transporte público, os estacionamentos subterrâneos são medidas importantes para melhorar o fluxo de veículos nas metrópoles.
A iniciativa visa também oferecer soluções para o aumento do número de carros em circulação em Belo HorizonteDados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) revelam que a frota praticamente dobrou nos últimos 10 anos, passando de 742 mil veículos, em 2002, para 1,47 milhão de unidades, em 2012.
DEBAIXO DA RUA (Locais/Vagas)
Tupinambás - 397
Espirito Santo - 389
Ouro Preto - 421
Afonso Arinos - 358
Pasteur - 748
Tomé de Souza - 430
Paraíba - 400
Fernandes Tourinho - 326
Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte