Jornal Estado de Minas

Frescão de BH começa a circular na segunda

BHTrans aposta em "frescões" com a missão de atrair motoristas para ônibus. Tarifa até 90% mais cara dá direito a ar-condicionado, TV e internet

Sandra Kiefer

Veículos com padrão executivo começam a circular na segunda-feira com vários itens de conforto, mas com passagem mais cara e sem gratuidade. - Foto: Alexandre Guzanshe/Em/D.A Press


Chique agora é andar de ônibusPelo menos é essa a ideia da BHTrans ao lançar o sistema executivo de transporte urbano, que começa a operar já na segunda-feira, inicialmente com as linhas Savassi-Buritis e Savassi-Cidade AdministrativaPagando até R$ 5, quase 90% a mais que os R$ 2,65 cobrados dos ônibus bairro a bairro em Belo Horizonte, sem direito a gratuidade, o passageiro vai viajar em poltronas de veludo, com ar-condicionado, internet sem fio e TVMas o melhor de tudo é que serão 43 passageiros assentados, cada qual com seu cinto de segurança, em todo o trajeto“Se insistirem muito, vão poder entrar seis passageiros em péPor lei, não serão aceitos mais do que isso”, garantiu ontem Daniel Marx, diretor de Desenvolvimento e Implantação de Projetos da BHTrans

O novo sistema de transporte urbano da capital já recebeu o apelido de frescão porque, ao contrário dos fresquinhos do passado, que usavam micro-ônibus, trará ônibus de maior porte, em modelo executivo“Nossa intenção é que as pessoas façam opção pelo ônibus, mas cada um terá de analisar o seu custo-benefícioO que podemos dizer é que o passageiro vai economizar em estacionamento, talões de rotativo e tempo, podendo trabalhar no notebook enquanto está no ônibus”, compara Marx.

Primeiras linhas servirão como teste para ampliação do serviço - Foto: Alexandre Guzanshe/Em/D.A PressAs duas novas linhas servem como teste para a BHTrans e também para as empresas de ônibusDependendo da aceitação, outros itinerários podem ser criadosSe o serviço passar no teste, já está acertado para o ano que vem o atendimento a três novos itinerários: Belvedere-região hospitalar; Sion-região hospitalar e Avenida do Contorno (circular)

“Mas podem ser criadas uma sexta, uma sétima linhaVai depender de esse tipo de serviço ‘pegar’ em BH”, afirma o diretor da BHTrans, que também cogita uma rota turística

Segundo Marx, os primeiros itinerários foram escolhidos com base em pesquisa de opinião, que identificou o maior número de pessoas dispostas a deixar o carro em casa nesses trajetos, talvez em função dos graves problemas de congestionamentoÉ o caso, por exemplo, da via de acesso ao Bairro Buritis na volta para casa“Tem dia que levo uma hora de carro do BH Shopping até em casa, em função do trânsitoDepois das 17h, ninguém mais anda”, desabafa a engenheira ambiental Márcia Maria dos Santos, de 34 anos, moradora do EstorilSe ela trocaria o volante do carro pelo frescão? “Sim, se isso ajudasse a desafogar o trânsito e a reduzir o estresse ao volanteEstá muito complicado conseguir vaga na SavassiOu paro no estacionamento ou pago o triplo do preço de um rotativo a um flanelinha.”

O empresário João Gualberto Gonçalves, de 57, aceitaria a troca, se fosse um serviço de primeira qualidade“Hoje, o maior problema é ficar duas horas no ponto de ônibus esperando”, compara
Segundo o morador do Buritis, dependendo da ocasião, o ônibus poderia representar economia ao considerar gastos com gasolina e estacionamento

Só durante a semana

O novo serviço está programado para operar somente em dias úteis, das 6h às 19hAté terminarem as obras para implantação do transporte rápido por ônibus (BRT) na Avenida Cristiano Machado, os frescões que levam da Savassi à Cidade Administrativa devem fazer o trajeto gastando de 40 minutos a uma horaJá a linha Savassi-Buritis deve gastar de 25 a 40 minutos no itinerário (veja quadro)

Além de itens como vidro escuro, cortina e bagageiro, o novo ônibus executivo traz equipamentos que já são obrigatórios, mas nem sempre estão presentes nas linhas regulares: todos os veículos têm elevador, espaço para acomodar cadeiras de rodas e assentos preferenciais demarcados com cores diferentes, exclusivos para deficientes, gestantes, idosos e mães com crianças no coloApesar de ser totalmente adaptado, o frescão não estará coberto pela regra da gratuidade, pois, segundo a BHTrans, trata-se de uma tarifa especial, que escapa ao direito à passagem gratuita reservada ao transporte coletivo convencional

Para o engenheiro civil Silvestre de Andrade Puty Filho, consultor e mestre na área de transportes e trânsito, a implantação das duas linhas pode trazer bons resultados“Sou favorável à busca de alternativas em sistemas de transporte coletivoAs pessoas têm gostos variados, interesses distintosPor isso é importante um serviço diferenciado, com melhor padrão de conforto, para atrair um novo público, que não está sendo bem atendido pelo sistema atual, ou que opta pelo carro próprio e táxi”, sugerePara o engenheiro, a implantação das duas linhas será apenas o começo do serviço, que deverá ser ampliado a partir de estudos de viabilidade e demanda de público(Com Landercy Hemerson e Bruno Freitas)

A versão que não decolou
Arnaldo Viana

Mineiro é muito “seguro” com dinheiroTalvez, por isso, os fresquinhos (microônibus) entre as décadas de 1970 e 80, que faziam itinerários passando por avenidas como Contorno e Getúlio Vargas e pelo Bairro Santo Antônio, não tenham decoladoEram bem mais caros que o coletivo convencional, apenas pela refrigeraçãoA proposta era oferecer um serviço executivoSó que na época a demanda na cidade não era tão grandeE como ônibus não é táxi, não levava o cidadão aonde ele queria Além disso, BH ainda não estava asfixiada pelo tráfegoComo gato escaldado tem medo de água fria, estão reativando o frescão com passagem um pouquinho acima da cobrada pelo ônibus convencional e ainda TV e internet sem fio a bordo, o que a tecnologia na época não permitiaO itinerário vai servir mais a quem trabalha na Cidade Administrativa ou a quem precisa resolver pendências com o governoAssim, pode até vingar.

Confira os trajetos


Os trajetos

Linha Cidade Administrativa/Savassi
Ponto de partida na Rua Alagoas (Savassi), em frente ao número 1.485Ponto final na Cidade Administrativa.
Itinerário: Avenida Cristóvão Colombo, Praça da Liberdade, Rua Gonçalves Dias; avenidas João Pinheiro, Álvares Cabral, Afonso Pena; Rua Espírito Santo, Avenida do Contorno, Viaduto Leste, Túnel da Lagoinha, Avenida Cristiano Machado (pista exclusiva), MG-010, com acesso ao túnel e às vias internas da Cidade Administrativa

Retorno: Cidade Administrativa, MG-010, Avenida Cristiano Machado (pista exclusiva), Túnel da Lagoinha, Viaduto Leste, Avenida Oiapoque, Rua São Paulo; avenidas Afonso Pena, Álvares Cabral e João Pinheiro;
Rua Gonçalves Dias, Praça da Liberdade, Avenida Cristóvão Colombo, Avenida do Contorno e Rua Alagoas, com ponto final em frente ao nº 1.485.

Pontos na Área Central

Rua São Paulo, 190, entre Rua dos Guaicurus e AvSantos Dumont;
Rua São Paulo, 366, entre Rua dos Caetés e AvAfonso Pena (SESC - São Paulo);
AvAfonso Pena, 776, entre AvAmazonas e Rua dos Tamoios (Praça Sete – Banco da Lavoura);
AvAfonso Pena, 1270, entre Rua da Bahia e AvÁlvares Cabral (Correios);
AvJoão Pinheiro, 140, entre AvÁlvares Cabral e Rua dos Guajajaras (Praça Afonso Arinos);
AvJoão Pinheiro, 450, entre Rua dos Aimorés e Rua Bernardo Guimarães (Escola Estadual Afonso Pena);
Praça da Liberdade, entre Rua Gonçalves Dias e AvBrasil (Circuito Cultural – Praça da Liberdade 1);
AvCristóvão Colombo, 629, entre Praça da Liberdade e Rua Sergipe (SERVAS),
AvCristóvão Colombo, 135, entre AvGetúlio Vargas e Rua Fernandes Tourinho (Savassi - Pátio Savassi 1);
Rua Alagoas, 1463, entre Avenida do Contorno e AvGetúlio Vargas (Ponto Final);
AvCristóvão Colombo, 480, entre Rua Alagoas e Rua dos Inconfidentes;
Praça da Liberdade, 153, entre AvBrasil e Rua Gonçalves Dias (Circuito Cultural – Praça da Liberdade 2);
AvJoão Pinheiro, 613, entre Rua Gonçalves Dias e Rua Bernardo Guimarães (Xodó);
AvJoão Pinheiro, 195, entre Rua dos Timbiras e Rua dos Guajajaras (Associação Médica);
AvAfonso Pena, s/nº, entre AvÁlvares Cabral e Rua da Bahia (Teatro Francisco Nunes);

Linha Buritis/Savassi
Itinerário circular: Partida da Avenida Professor Mário Werneck em frente ao nº 3.015, seguindo elas Rua José Rodrigues Pereira, avenidas Raja Gabaglia e Álvares Cabral; Rua Rodrigues Caldas, Rua Antônio Aleixo, Avenida Brasil, Praça da Liberdade; avenidas Cristóvão Colombo, Getúlio Vargas, Contorno e Olegário Maciel; Rua Santos Barreto, Avenida Álvares Cabral, Raja Gabaglia, Rua José Rodrigues Pereira, avenidas Engenheiro Carlos Goulart e Mário Werneck; ruas Maria Heilbuth Surette, Eli Seabra Filho e Henrique Badaró Portugal; Avenida Mário Werneck, com ponto final em frente ao nº 3.015

Pontos na Área Central
AvÁlvares Cabral, 1881, entre Avdo Contorno e Rua Santos Barreto (Ministério Público de Minas Gerais 1);
Rua ProfAntônio Aleixo, 601, entre Rua Santa Catarina e Rua Curitiba (Antônio Aleixo c/Santa Catarina);
Rua ProfAntônio Aleixo, entre Rua Espírito Santo e Rua da Bahia (Minas 2);
AvCristóvão Colombo, 629, entre Praça da Liberdade e Rua Sergipe (SERVAS), (PED 323A);
AvGetúlio Vargas, 1460, entre AvCristóvão Colombo e Rua Alagoas (Savassi - Galeria Savassi);
AvGetúlio Vargas, 1620, entre Rua Fernandes Tourinho e Avdo Contorno (Hotel Boulevard Plaza);
Avdo Contorno, 6608, entre Rua Levindo Lopes e Rua da Bahia (URBEL 1);
Avdo Contorno, 7060, entre Rua Rio de Janeiro e Rua Fernandes Tourinho (Estadual Central 1);
Avdo Contorno, 7510, entre Rua Santa Catarina e AvOlegário Maciel;
AvÁlvares Cabral, 1884, entre Rua Matias Cardoso e Rua Araguari (Ministério Público de Minas Gerais 2).