Bombeiros e brigadistas que trabalham desde o último fim de semana no combate ao incêndio que atinge o Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, Região Centro-Oeste de Minas, garantiram a preservação da nascente do Rio São Francisco.
De acordo com o chefe do parque, Darlan Alcântara de Pádua, equipes do Corpo de Bombeiros de Divinpópolis, brigadistas do Parque do Caparaó e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), de Brasília conseguiram conter a ameaça. A nascente do Rio Araguari também foi preservada com o auxílio dos bombeiros de Uberaba. No entanto, o fogo continua se alastrando pelo parque.
Os focos de incêndio evoluíram para linhas de fogo com vários quilômetros de comprimento. Ainda de acordo com Pádua, não é possível medir a extensão da área queimada, mas estima-se que milhares de hectares tenham sido destruídos.
O chefe do parque informou que as equipes trabalham para que o fogo na área regularizada da Serra da Canastra seja controlado até sábado. Na terça-feira, 100 pessoas se revezavam no combate às chamas. O incêndio já atinge áreas mais elevadas, assim, a intensidade do vento é um agravante, além das altas temperaturas e da vegetação seca.