Os acidentes de trânsito diminuíram em Belo Horizonte nos últimos oito meses em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), de janeiro a agosto o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar registrou 10.249 acidentes com vítimas na capital mineira, contra 11.339 ocorrências de 2011, queda de 9,62%. O principal fator para a redução apontado pela Seds foi realização das blitzes da lei seca, que fazem parte da campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida”.
Segundo dados da Seds, os homens correspondem a 91% dos infratores. A faixa de idade que mais comete os delitos no trânsito está entre 26 a 35 anos. Todos perdem o direito de dirigir por um ano e pagam multa de R$ 957,50, sendo que os autuados por crime de trânsito também serão processados, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Estudantes de escolas públicas puderam participar de diversas ações educativas nesta sexta-feira, na Praça Floriano Peixoto, no Bairro Santa Efigênia, na Região Leste de Belo Horizonte. Lá os jovens puderam fazer oficinas relacionadas ao projeto Transitolândia da Polícia Militar, ver exposição de carros batidos e assistir simulação de resgate pelo Corpo de Bombeiros e filmes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com dicas de trânsito.