O novo foco de incêndio que surgiu no Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, na Regão Centro-Oeste de Minas Gerais, nesta segunda-feira atingiu uma nascente do Rio Araguari. Segundo o chefe do parque, Arnaldo Ferreira da Silva, cerca de 50 mil hectares de vegetação já foram queimados.
Brigadistas e bombeiros combatem o incêndio na região há mais de 11 dias. No último fim de semana, os focos foram totalmente extintos. Porém, novas chamas surgiram por volta das 5h desta segunda-feira e se espalharam rapidamente.
Um grupo de 12 brigadistas do parque, 19 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), 15 do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e cinco servidores do parque seguem no combate às chamas. Eles contam com quatro caminhonetes, dois carros e dois caminhões. As aeronaves que eram usadas no local foram transferidas, em caráter de urgência, para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
Outros dois incêndios atingem Áreas de Proteção Ambiental (APA) nesta segunda-feira, em Bonito de Minas, no Norte do Estado. Cinco brigadistas combatem o fogo no APA Cochá e Gibão. Já o segundo foco de chamas, no APA Pandeiros, são combatidos por doze brigadistas da Unidade de Conservação, sete policiais militares, quatro bombeiros e cinco brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A área devastada não foi divulgada.
BH e Região Metropolitana
Somente nesta segunda-feira, o Corpo de Bombeiros atendeu 39 ocorrências de incêndio em vegetação em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Durante o fim de semana, 48 chamadas foram registradas pela corporação. A mais grave delas aconteceu em Nova Lima, De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas foram controladas. A corporação não informou a área devastada pelas chamas.