Agentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) apreenderam animais, criados ilegalmente, no terreno de um produtor de cachaça em Salinas, no Norte de Minas Gerais. Após denúncia anônima na Linha Verde do Ibama (0800-618080), os servidores foram até a propriedade desse suspeito e encontraram bichos em situação irregular. Foram recolhidos uma jiboia, duas cascavéis, dois urubus, seis pássaros e cinco jaratatacas, popularmente conhecidas como gambá.
De acordo com o Ibama, Antônio Eustáquio Rodrigues não vendia os animais, mas os mantinha em cativeiro. Com os mandados de busca e a apreensão, expedidos pela promotoria de Salinas, os agentes recolheram os animais para cuidados especiais no Centro de Triagem do Ibama em Montes Claros. Outros seis terrenos desse produtor ainda serão vistoriados nesta terça-feira. Segundo o Ibama, ele é reincidente no delito de manter animal silvestre em cativeiro sem licença.
A cachaça artesanal de qualidade é ponto forte da região. Só na região de Salinas são 70 alambiques, 53 marcas e 27 produtores. Antônio Eustáquio, um dos maiores produtores da bebida, será autuado por crime ambiental na delegacia da cidade.
NORTE DE MINAS