Jornal Estado de Minas

Volta a chover na Grande BH após 117 dias de estiagem

Vários bairros de Belo Horizonte ficaram sem energia elétrica

Daniel Silveira João Henrique do Vale

Chegou a chover forte em alguns pontos da capital, como no Bairro Santo Antônio - Foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press

A internauta Ana Flávia Salles comemorou no twitter a chegada da chuva no Bairro Santa Tereza, em BH - Foto: Ana Flávia Salles

Após 117 dias de estiagem, a chuva volta cair forte na Região Metropolitana de Belo Horizonte na noite desta sexta-feiraO temporal veio acompanhado de ventos fortesAlguns bairros chegaram a ficar sem energia elétricaTambém foram registrados acidentes nas estradas próximas a capital.

Por meio do Twitter, vários internautas deram depoimentos sobre o assuntoHouve relatos de chuva nos bairros Camargos, Pindorama, Sagrada Família, Santa Tereza, Palmares, Gutierrez, Sion, Buritis Estoril, Lourdes, São Francisco, Guarani, Floresta, em BHAlgumas pessoas também contaram que há temporais em ContagemMuitos registravam satisfação pelo fim da estiagem.

A chegada da chuva foi comemorada pelos belo-horizontinos, que sofriam com o tempo seco e a baixa umidade relativa do ar, além das elevadas temperaturas em pleno inverno"Choveu pouco ainda mas já pude ver que a AvSenhora do Carmo está um barro puro! BH estava seca e empoeirada, estava precisando!", comentou no Twitter a internauta Fernanda (@nanda_hoch)"Chove no Sagrada FamíliaUma chuva fina e refrecante
Para iniciar bem a primavera", postou Cristina Almeida (
@tinalmeid).

Até mesmo o cantor Fabiano, da dupla César Menotti e Fabiano, que se apresenta na capital mineira nesta
sexta-feira, comentou a falta de energia na Região da Pampulha"Cai uma chuva abençoada em BH, mas acabar a luz não tem graça", comentou.

Transtornos recorrentes: falta de luz

Os moradores da capital conhecem bem os transtornos causados pela chuvaPrincipalmente em relação à falta de luz e a problemas no trânsitoÀs 20h, a Cemig tinha informações preliminares sobre falta de energia elétrica na capital e em pelo menos três municípios da Grande BH, além de Sete Lagoas, na Região Central do estadoSegundo a assessoria da empresa, bairros de Betim, Brumadinho e Contagem ficaram no escuroO mesmo ocorreu em Bairros da Região da Pampulha, na capital.

A Cemig esclareceu que os problemas foram provocados com a chegada da chuva e afirmou que técnicos já estavam se mobilizando para reverter a situaçãoQuem tiver o fornecimento de energia interrompido deve contatar a empresa por meio do telefone 116.


A interrupção no fornecimento em pontos isolados da capital afetou o trânsitoDe acordo com a BHTrans, alguns semáforos ficaram inativos em ruas e avenidas da cidadeTécnicos foram enviados às ruas para solucionar as falhasOs principais equipamentos com problema ficam na Avenida Pedro II, próximo ao Elevado Castelo Branco, na Avenida Pedro I, esquina com Vilarinho, e no cruzamento das ruas Rio de Janeiro e Antônio Aleixo.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte (Comdec-BH) chegou a emitir um alerta para pancadas de chuva na capital

“As precipitações devem chegar em BH ainda nesta noiteTeremos chuva com rajadas de ventoAmanhã (Sábado) o dia deve permanecer nublado e com chuva fraca na região metropolitana”, diz o meteorologista

Parte do Bairro Ouro Preto ficou sem energia elétrica com a chuva - Foto: Juliana BarbosaAcidentes

A chuva mal voltou e já causou acidentes nas estradas próximas a Belo HorizonteDe acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-040, em Contagem, na Grande BH, duas carretas e um carro bateram no km 529, próximo ao Bairro Água BrancaUm dos veículos de carga ficou atravessado na pistaNinguém ficou ferido.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, dois chamados foram recebidos por causa da chuvaUm deles foi para socorrer um motociclista que ficou ferido após bater em um carro entre as avenidas Cristiano Machado e Saramenha, no Bairro Heliópolis, na Região Norte de Belo Horizonte O condutor da motocicleta sofreu escoriações e estava inconsciente.

Militares também seguiram para o Bairro Piratininga, em Venda Nova, onde há riscos de derrapagem na Rua Dalva de MatosSerragem deve ser jogada na pista.

Devido aos fortes ventos, alguns galhos de árvore caíram na Avenida Amazonas, no sentido Centro/Bairro, após a Rua SelênioJá na Avenida dos Andradas, após o Boulevard Shopping, um poste caiu e interditou a via por alguns minutos.

Morte em passos

Depois de um longo período de estiagem, um temporal atingiu Passos, no Sul do estado, no fim da tarde desta sexta-feira e provocou a morte de um adolescente de 17 anos, vítima do desabamento de uma escola da cidadePelo menos um outro adolescente ficou ferido no incidenteA chuva ainda provocou muitos transtornos em toda a cidade