Jornal Estado de Minas

Metrô de BH ganha novos freios

Sistema de freio dos trens será alterado

Junia Oliveira

O metrô de Belo Horizonte vai ficar mais moderno

O equipamento de freios com tecnologia de mais de 60 anos dará lugar ao sistema ABSA abertura das propostas para instalação do equipamento está marcada para o dia 17Serão investidos R$ 14,6 milhões nas 25 composições que integram a frotaA previsão é de que a substituição completa ocorra em até três anosSegundo o superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos em BH (CBTU-Metrô BH), Nilson Tadeu Nunes, a troca dará mais conforto aos passageiros

“A tecnologia é de 1950 e os trens são de 1986Eles são muito antigos e hoje enfrentamos dificuldades até para conseguir peças, pois muitas saíram de fabricação”, relataO desgaste do material é outro ponto negativo, pois, por ser um sistema mais rígido, gera desgaste maior nas rodas e no trilhoO superintendente diz que com o ABS o tempo para frenagem é menor“Hoje, o trem precisa desacelerar muito antes de parar na estação

Com o equipamento moderno, ele vai parar mais rápido”, ressalta.


Assim, será possível investir, no futuro, em sistemas de proteção de linha (barreiras físicas que se abrem em sincronia com as portas do metrô) e fazer a marcação do acesso de cadeirantes“Hoje não temos essa indicação, pois não há lugar certo para o trem parar, por causa dessa dificuldade da frenagem”, explica Nilson NunesOs novos freios terão impacto também no tempo de viagem“Se a frenagem é reduzida, diminui assim o tempo que a composição fica parada na estação”, afirma


O representante da CBTU diz ainda que os freios foram comprados há mais tempo, mas não puderam ser instalados por falta de mão de obra altamente especializada, que agora é objeto da licitaçãoAs 25 composições servem a única linha de metrô da capital (Vilarinho/Eldorado), com 28 quilômetros de extensão.


Mais trens

Além de ficar mais moderno, o metrô em BH ganhará composiçõesA expectativa é de que seja aberta nos próximos dias concorrência para a compra de 10 composições, já que ontem o governo federal publicou resolução que cria a comissão especial de licitaçãoA compra está avaliada em R$ 211 milhões e, além de diminuir o intervalo entre os trens no horário de pico, pode fazer com que mais vagões sejam acoplados às composições, aumentando a oferta de lugares para os passageiros,

Segundo a CBTU, a oferta vai incrementar, de imediato, em 50%Mas a ideia é chegar aos 100%, mudando de quatro carros por trem para oito em horários de picoAtualmente, nesses períodos, os intervalos entre as viagens variam de quatro a sete minutos

Com as novas composições, o tempo de espera cairá para três minutosSerá possível operar com composições maiores, que podem ser de oito carros.