Os belo-horizontinos vão ter que esperar um pouco mais pelo Mirante das Mangabeiras, um dos pontos turísticos da cidade que passaram por obras de revitalização. A reabertura, prevista para a noite dessa sexta-feira, teve que ser adiada, apesar da conclusão de todo o projeto de reforma. Por questões de segurança, o chefe da Guarda do Palácio das Mangabeiras, residência oficial do governador do estado, pediu que fossem feitas intervenções no trânsito.
De acordo com o presidente da Fundação de Parques Municipais (FPM) de BH, Homero Brasil Filho, em reunião realizada ontem com representantes da Guarda do Palácio, BHTrans e Guarda Municipal, foram definidas as mudanças no trânsito. “O capitão Natan Pereira (comandante da 1ª Companhia de Guarda) me procurou e manifestou preocupação com a segurança, já que com o mirante fechado aos carros a tendência seria de que os motoristas estacionassem ao lado do muro do palácio, o que é proibido”, explicou.
De ponto turístico, nos últimos anos o mirante se tornou um local de tumultos constantes, com gente bebendo além da conta, usando drogas, ouvindo som em alto volume e perturbando a tranquilidade da vizinhança. Há seis meses o local foi fechado para que passasse por revitalização e retomasse a condição de cartão-postal da cidade.
Com a reconstrução – com novos projetos de iluminação e paisagismo – foi definido novo conjunto de normas para o acesso aos pontos com vista privilegiada para a cidade. Uma portaria vai controlar o horário de funcionamento diário, das 10h às 22h. Três novas câmeras integram o sistema de vigilância, com patrulhamento 24 horas por dia da Guarda Municipal. Não será mais permitida a presença de vendedores ambulantes na praça.