Destinada a pôr um fim nos constantes congestionamentos de trânsito no entorno do BH Shopping, no Bairro Belvedere, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, por onde trafegam diariamente cerca de 100 mil veículos, a alça viária do Vetor Sul, entre a BR-356 e a MG-030, em Nova Lima, com conclusão prevista para o mês que vem, poderá ficar pronta somente em 2013, devido a atraso na construção de trincheira sob a rodovia federal em consequência das chuvas. As obras haviam sido embargadas até abril pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
De acordo com o presidente da Associação dos Amigos e Moradores do Bairro Belvedere, Ubirajara Pires, o que dificultou a conclusão da trincheira em novembro foi o longo tempo gasto para remoção de cabos da rede de água e de telefone, após o início das obras. Para ele, a alça viária é essencial para os moradores da região, mas falta compromisso por parte do poder público. “O governo é o primeiro a colocar dificuldades”, afirma.
Orçada em R$ 7 milhões e de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), a alça viária do Vetor Sul foi iniciada em abril, obrigando os motoristas a fazer um desvio no sentido BH-Nova Lima. Ela está sendo construída pela Associação dos Empreendedores dos Bairros Vila da Serra e Vale do Sereno (R$ 4 milhões) e BH Shopping (R$ 3 milhões), compreendendo os serviços de alargamento de pista, trincheira e viaduto.
Paralisação
O presidente da associação dos empreendedores, Luiz Hélio Lodi, afirma que está tentando acelerar as obras para compensar o atraso, mas tudo depende do tempo nos próximos meses. “A Copasa, Embratel e a Oi demoraram cerca de dois meses para retirar cabos de fibra ótica do local, embora tenham sido alertadas em dezembro do ano passado”, afirma. Segundo ele, as obras ficaram completamente paralisadas entre junho e agosto.
A Copasa informou já ter feito o rebaixamento de uma adutora de 300mm, para viabilizar a alça viária. Segundo a empresa, a obra foi executada no prazo programado com os responsáveis pelo empreendimento. A Embratel alegou não ter cabos nem pendências na região. Em nota, a Oi informou que a rede de fibra óptica no local atende mais de 200 mil clientes e seu remanejamento exige um projeto complexo, que demanda no mínimo 60 dias para ser concluído. Acrescentou que o projeto já foi elaborado e apresentado à associação.
Luiz Hélio Lodi garante que as duas pistas da MG-030, que integram projeto da alça, ficarão prontas até dezembro. Quanto ao resto da obra, que envolve terraplanagem e asfaltamento, tudo depende do período chuvoso na capital. “Se não tivermos chuvas muito fortes nos próximos meses, a trincheira também ficará pronta até dezembro”, explica.
Enquanto isso, outra promessa para abrir túnel
As obras do túnel do Ponteio, na BR-356, no Bairro Santa Lúcia, Centro-Sul da capital, devem ser concluídas na primeira semana de novembro, informou ontem o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A passagem está fechada desde 15 de dezembro devido a um deslizamento causado pelas fortes chuvas e só nove meses depois foi iniciada sua recuperação e a de outros quatro pontos da rodovia, entre o trevo do Belvedere e o acesso para o Anel Rodoviário. Com o túnel do Ponteio fechado, motoristas precisam rodar mais quatro quilômetros para fazer o retorno, o que aumenta o volume de veículos no viaduto sobre a BR-356, ao lado do BH Shopping. As obras de recuperação têm custo total de R$ 3,8 milhões e só para a recuperação do túnel foram destinados R$ 800 mil. O Dnit informou que o prazo de 60 dias para execução dos reparos será cumprido.