Os mineiros que desejam passar o feriado prolongado do Dia de Nossa Senhora da Aparecida, Padroeira do Brasil, no litoral Capixaba deve ter atenção e paciência. O excesso de veículos já causa um congestionamento de mais de oito quilômetros de retenção na BR-381. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) a fila começa da ponte sobre o Rio das Velhas, em Sabará, na Grande BH, e já chega até o Anel Rodoviário.
Ainda segundo a PRF, o movimento de veículos também aumentou durante a noite na BR-040, no sentido BH/Rio de Janeiro. Porém, neste trecho o trânsito flui sem retenção. Ainda não foi registrado nenhum acidente.
A concessionária auto-pista Fernão Dias, que administra a BR-381 no trecho entre BH e São Paulo, afirmou o número de veículos também aumentou durante a noite, principalmente em direção a capital mineira. Não há congestionamentos na região e nem registro de acidente.
Operação
Agentes da PRF de Minas Gerais que exercem funções administrativas e até em outras regionais foram convocados para uma operação nas estradas no feriado. Eles terão como prioridade coibir a ingestão de bebidas alcoólicas durante as viagens, excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas, respeito a distância de segurança e trânsito em acostamentos. As ações vão contar com o apoio de um helicóptero com a presença de um socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Previsão de chuva
Os mineiros podem se preparar para a chuva neste feriado prolongado. Uma frente fria chega a Minas Gerais nesta quinta-feira, o que pode trazer nuvens carregadas. Na sexta-feira, o céu ficará nublado com chance de precipitações na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata mineira, litorais de São Paulo e Rio.
As temperaturas também devem cair. No sábado a previsão também é de chuva nas cidades históricas de Minas e no litoral do Espírito.