Os resultados do Censo 2010 mostram que o casamento religioso está em baixa e as uniões consensuais em alta no Brasil. A decisão de fazer as malas e começar uma vida sob o mesmo teto, sem formalizar a relação, já representa 36,4% dos casamentos no Brasil e são mais frequentes nas classes de menor rendimento.
Minas Gerais tem 25,9% de uniões consensuais e mesmo com crescimento desse relacionamento a dois, o estado ainda tem o menor percentual de casais "amigados" em todo o país. Para se ter uma ideia, o Amapá foi o estado que apresentou o maior percentual de uniões consensuais, com 63,5% dos relacionamentos. No cenário nacional, reduziram-se os percentuais de pessoas que viviam unidas por casamento civil e religioso (de 49,4% para 42,9%) e daquelas unidas apenas no religioso (de 4,4% para 3,4%).
Relações homoafetivas
O cruzamento de dados do Censo 2010 mostrou que mais da metade dos casais do mesmo sexo (52,6%) estão no Sudeste. Do total de casais brasileiros em união homoafetivas, 7,3% estão em Minas Gerais. O levantamento também mostrou que 25,8% dos homossexuais unidos nesse relacionamentos declararam ter curso superior completo.