Após um dia de intenso calor, a chuva chegou trazendo transtornos na capital mineira na tarde desta terça-feira. De acordo com a Defesa Civil, a temperatura durante o dia variou entre 20,6º e 34º C.
A chuva começou em BH por volta das 17h e provocou queda de energia nos bairros São Marcos, Nossa Senhora de Fátima, Pirajá, Jardim Vitória, São Geraldo, Santa Inês, Dona Clara e em algumas casas de Betim. Por causa da queda de energia, semáforos de trânsito ficaram sem energia na avenida do Contorno com Juiz de fora, na avenida Sinfronio Brochado e no cruzmento entre as avenidas Raja Gabaglia e Barão Homem de Melo, o que provocou congestionamento. De acordo com a Cemig a previsão é de que o fornecimento de energia seja normalizado até às 22h.
A Defesa Civil emitiu um alerta de chuva forte com risco de queda de granizo na capital e em algums cidades da região metropolitana. Choveu cerca de 28,6mm na Regional Nordeste e na 23,4mm na região Leste de BH e 16,4 em Venda Nova. Em alguns bairros da região Centro-Sul e Oeste houve queda de granizo. Nas outras regionais a precipitação não atingiram o volume de 5mm.
De acordo com a BHTRans, o fluxo de veículos se manteve intenso em várias ruas do hipercentro até por volta de 18h30.
Segundo o meteorologista do centro de climatologia PucMinas/ Tempoclima, Adelmo Correia , a chuva foi provocada pelo calor e pela baixa umidade do ar. A tendência para os próximos dias é de que o mesmo quadro se repita, com altas temperaturas durante o dia e pancadas de chuva durante a tarde. “A partir de amanhã a temperatura deve cair um pouco, com máxima de 32º C. Para o fim de semana a previsão é de pancadas de chuvas em todo o estado de Minas Gerais”, afirmou.