Jornal Estado de Minas

Obras de duplicação da BR-381 devem começar no primeiro semestre de 2013

O edital prevê obras em um trecho de aproximadamente 100 quilômetros entre Belo Horizonte e Governador Valadares

Luana Cruz, Paulo Filgueiras, Cristiane Silva, Daniel Camargos, Mateus Parreiras, Pedro Rocha Franco, Luciane Evans, Leandro Couri Regiane Moreira

Ministro e governador deram informações sobre as obras nesta quarta no Palácio Tiradentes - Foto: Paulo Filgueiras/EM DA Press


As obras de duplicação na BR-381 devem começar no primeiro semestres de 2013Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira os primeiros seis lotes para licitação da restauração da rodovia entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Rio DoceO edital prevê obras em um trecho de aproximadamente 100 quilômetros e as máquinas devem chegar à pista da rodovia em março do ano que vem, segundo informaram o governador Antonio Anastasia (PSDB) e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos

Outros 13 lotes para licitação da duplicação em outras regiões devem começar a ser liberados no próximo mêsO valor total da obra será de R$ 3,8 bilhões, recurso do governo federal por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit)

O governandor e o ministro se reuniram na manhã desta quarta-feira e anunciaram a publicação do editalDados divulgados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) comprovam o perigo que é viajar pela 381, conhecido como rodovia da morteNo ano passado foram registradas 121 mortes em 2.459 acidentes no trecho BH e Valadares.

Obras previstas nos seis lotes:

-Duplicação do trecho entre o entroncamento com a MG-320 (para Jaguaraçu) e o Ribeirão Prainha, com extensão de 28,6 quilômetros.
-Duplicação do trecho entre o Ribeirão Prainha e o Acesso Sul de Nova Era, com extensão de 18,8 quilômetros.
-Duplicação do trecho entre o entroncamento de João Monlevade e Rio Una, com extensão de 33 quilômetros.
-Duplicação do trecho entre o entroncamento com a MG-435 (Caeté) e o entroncamento com a MG-020, com extensão de 18 quilômetros.
-Construção de túneis, nos dois sentidos da rodovia, em Rio Piracicaba, com extensão de 825 metros.
-Construção de túneis em Antônio Dias e Prainha, com extensão de 1.280 metros.