Mais um dos criminosos que está na lista do Procura-se foi capturado. A Polícia Civil conseguiu encontrar Mauro Moderau da Silva, de 24 anos, na manhã desta terça-feira em Venda Nova, Belo Horizonte. Ele era procurado há mais de um ano e estava na primeira lista do programa da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), que foi lançada em outubro de 2011. Mauro não resistiu à prisão e foi encontrado próximo a uma residência que alugou há pouco mais de uma semana. Além de ter dois mandatos de prisão em aberto por homicídio, Mauro também era procurado por liderar o tráfico nos bairros Ribeiro de Abreu e Paulo VI, na Região Leste da capital.
A Polícia Civil já estava investigando para chegar até o traficante, que é conhecido como Maurinho. O telefone do Procura-se recebeu 27 denúncias sobre o homem, mas nenhuma delas tinha informação sobre o seu paradeiro. Sendo assim, o delegado da 4ª Delegacia Leste, Rodolfo Rabelo, começou a investigar o caso há aproximadamente dois meses. Duas semanas atrás, a polícia conseguiu prender o menor de idade L.F.C., de 17 anos, que é braço direito de Maurinho. A partir daí, conseguiram chegar até o procurado. “A Polícia Civil trabalhou com alvos e pegou os comparsas dele primeiro”, explica o delegado.
Mauro era líder do tráfico no Ribeiro de Abreu e Paulo VI. O homem alugou a casa onde estava morando com a mulher e a filha há aproximadamente uma semana. A suspeita é de que ele queria tirar a família dos seus bairros de atuação. Após descobrir o endereço da casa o delegado Rômulo, decidiu montar uma ação à paisana na manhã de terça-feira e os policiais seguiram descaracterizados para Venda Nova. A prisão aconteceu no momento em que o procurado saiu de casa para fazer compras em um supermercado da região. Ele foi abordado pelos policiais e não reagiu. “Decidimos que era melhor montar uma ação descaracterizados porque Mauro é um homem destemido e não tem medo de confrontos. Ele inclusive já havia dito que se a PM fosse atrás dele, ele iria revidar”, acrescenta o delegado.
Assim que conseguiram capturar Mauro, a polícia seguiu para a sua casa e encontrou uma arma de calibre 38 com a numeração raspada e 12 cápsulas de mesmo calibre. A casa fica no Bairro Lagoa e, segundo os policiais, Maurinho provavelmente se mudou para sair da área da Leste, tentando despistar os policiais, mas essa mudança de localidade auxiliou trabalho da polícia.
Mauro foi encaminhado para o Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) do Bairro São Cristóvão, Região Noroeste de Belo Horizonte.