A série de reportagens “Rios de Minas: um milagre ameaçado”, publicadas pela repórter do Estado de Minas, Flávia Ayer, com coautoria de Junia Oliveira e Luiz Ribeiro, obteve o prêmio máximo no 6º Prêmio Alliaz Seguros de Jornalismo. O especial foi veículado na versão impressa do jornal, entre os dias 8 e 14 de julho. A condecoração foi entregue nesta terça-feira.
Na série, Flávia Ayer e equipe percorreram, de barco, 42 municípios pelas maiores bacias hidrográficas mineiras. As reportagens revelam um cenário de agressões ao meio ambiente, leitos secos, poluição e uso abusivo dos recursos hídricos, um quadro muitas vezes distante das ações do governo e da maior parte da população.
"Rios de Minas: um milagre ameaçado", de Flávia Ayer, foi uma das 1555 matérias inscritas no Prêmio. No tema Sustentabilidade - Mudanças Ambientais concorreram 1099 trabalhos.
As reportagens foram julgadas por dois comitês independentes. O primeiro de Seleção e Julgamento, formado por 20 jurados, e o segundo de Premiação, com 10 jurados. Ambos os júris foram compostos por jornalistas experientes, pesquisadores de instituições como Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), USP, Embrapa/Unicamp, Ongs como a SOS Mata Atlântica, professores universitários e profissionais especializados nos temas do concurso.
O Prêmio foi lançado pela Allianz Seguros em 2007 para valorizar o trabalho da imprensa na cobertura do setor de seguros e, já no ano seguinte, foi incluído o especial de sustentabilidade, com foco em clima e meio ambiente.
Foram premiados oito jornalistas, que receberam troféu, certificado e R$ 15 mil. Pela Categoria Especial Comunicação Corporativa foi concedida menção honrosa à jornalista da empresa vencedora.
Confira as reportagens do especial "Rios de Minas: um milagre ameaçado":