Uma sexta-feira para esquecer nas avenidas de Belo Horizonte e em rodovias da região metropolitana: perseguição policial, imprudência, intolerância, negligência, falta de educação e de respeito, briga, carretas emperradas e congestionamentos
Perseguição e morte
Uma cena de filme policial tomou conta ontem da MG-010Uma viatura da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) atendia um acidente quando o Corolla cinza placa HJP 8993 passou em alta velocidadeOs policiais reconheceram o carro, que momentos antes trafegava na contramão, na tentativa de sair do congestionamentoNa perseguição, o veículo derrubou três palmeiras no canteiro centralA viatura não conseguiu desviar da árvore e rodou
Quando uma segunda equipe de policiais chegou ao local do acidente, na estrada do aeroporto de Confins, perto do terminal de cargas da Gol, encontrou um terceiro carro, um Voyage, envolvido
O motorista Renato Antônio Meira Andrade estava com a documentação do carro irregularEle foi preso e poderá responder por direção perigosa e homicídio, segundo o majorUm dos passageiros do automóvel, Fábio da Silva Alves, e os dois militares, o cabo André Luiz Soares e o soldado Tiago Rafael Amaral, foram levados em estado grave para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIIIEles não correm risco de morrer
Ainda de acordo com o major Aguinaldo, o condutor prestava serviço para uma empresa de engenharia e é conhecido dos policiais do batalhão por fazer a rota BH-ConfinsO Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que, de janeiro ao fim de outubro, foram feitas 16.416 ações de fiscalização em todo o estadoPela Lei de Transporte Clandestino, foram apreendidos 1.458 veículos(JO)
Negligência na Fernão Dias
Eram 3h quando a carreta pesando cerca de 470 toneladas carregando um transformador emperrou no meio da pista, logo depois de uma subida
A carreta era escoltada pela PRF e foi afastada para o acostamento no fim da manhãUma faixa da rodovia foi liberada aos motoristas no sentido BHO tráfego na direção de São Paulo fluiu normalmentePoliciais rodoviários informaram que, por causa do congestionamento e da chuva, houve vários acidentesA Autopista Fernão Dias, concessionária responsável pelo trecho, alegou que a carreta não poderia trafegar naquela horaDe acordo com a assessoria, veículos com cargas especiais são autorizados a rodar apenas de segunda a quinta-feira, entre o amanhecer e o pôr do solJá a PRF informou que uma instrução normativa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estabelece que, na Grande BH, o trânsito só é permitido à noiteNenhum representante da Toshiba foi encontrado para comentar o caso
O engenheiro projetista rodoviário Everaldo Cabral também ficou impressionado“Inevitavelmente, essa carreta chegará a uma concordância vertical, num ponto alto ou baixo, e vai travar, porque não se acomoda na curvaCom essa dimensão, isso só não ocorreria se ela fosse flexível, o que não seria possível, porque o transformador ficaria solto em cima”, explicouSegundo ele, a tendência natural, por estar subindo uma rampa acentuada, é chegar ao alto e travar“A empresa deveria ter feito estudo sobre as dimensões da BR-381É provável que ela não tenha tido essa preocupação nem entendimento técnico para isso.” Ainda ontem, uma carreta quebrada travou o trânsito na BR-040, em Sete Lagoas.(JO)
Tragédia na contramão
O acidente mais grave na sexta-feira caótica aconteceu no km 430 da BR-381, no trecho conhecido como Rodovia da mortePor volta das 8h, os vigilantes Márcio José Pereira e Valdenyr Machado das Neves, ambos de 41 anos, funcionários da Esquadra Vigilância Armada, voltavam de uma missão quando o Classic em que viajavam ficou descontrolado numa curva, rodou na pista várias vezes, invadiu a contramão e bateu numa carreta que seguia para Monlevade, na Região Central do estadoO veículo ficou totalmente destruído e os vigilantes morreram na horaBombeiros usaram um desencarcerador para retirar os corpos das ferragens.
O motorista da carreta, Gabriel Soares Sobrinho, de 60, não se feriuEle contou que transportava uma carga de 25 toneladas de cal quando foi surpreendido pelo Classic saindo de uma curva e indo em sua direção “Pelo impacto, o carro estava em alta velocidadeTanto é que ele empurrou a minha carreta para trásNão chovia na hora, mas a pista estava molhada”, informou o motorista, que diz conhecer os perigos da Rodovia da Morte e redobra a atenção quando está chovendo“A estrada já é perigosa, estreita e cheia de curvas, e com chuva fica pior ainda Pouco antes do acidente, um Gol também rodou na minha frente, ao passar por um redutor de velocidade, e quase aconteceu um acidente”, afirmou Gabriel
A frente da carreta também foi destruídaA batida foi tão forte, segundo o motorista, que suas mãos, que estavam no volante, ficaram doloridasDuas espingardas calibre 12 e dois revólveres calibre 38, usados pelos vigilantes, foram entregues a representantes da empresa de vigilância que estiveram no localCartuchos ficaram espalhados no asfaltoParte da pista sentido Vale do Aço ficou interditadaMotoristas curiosos diminuíam a velocidade dos seus carros para ver o acidente e o trânsito ficou lento(PF)