Jornal Estado de Minas

Trânsito desgovernado deixa capital e região em situação caótica

BH e região metropolitana tiveram uma 6ª feira infernal no trânsito, marcada por chuva, imprudência e intolerância. resultado: congestionamentos e mortes

Junia Oliveira

Uma sexta-feira para esquecer nas avenidas de Belo Horizonte e em rodovias da região metropolitana: perseguição policial, imprudência, intolerância, negligência, falta de educação e de respeito, briga, carretas emperradas e congestionamentos

Um conjunto de abusos que terminou em transtornos, prejuízos e mortes, tendo como palco as pistas molhadas pela chuvaAinda no meio da madrugada, uma carreta de quase 500 toneladas transportando um transformador ficou travada em plena Rodovia Fernão Dias, no sentido São Paulo, e interditou o tráfego Até a noite de  ontem, o veículo permanecia na pista e o pagamento dessa conta sobrou para os motoristas que enfrentaram 10 quilômetros de congestionamento e vários pequenos acidentesNa MG-010, um funcionário da Gol que seguia para o trabalho morreu depois de entrar com o carro por acaso no meio de uma perseguição policial a um veículo que fazia transporte clandestino para ConfinsJá perto de Caeté, na BR-381, no trecho conhecido como Rodovia da Morte, um veículo de vigilância derrapou na pista molhada, bateu numa carreta e dois vigilantes morreram.

 

 Perseguição e morte

 

Corolla que fazia transporte ilegal de passageiros fugiu da polícia, derrubou palmeiras e capotou na mg-010 - Foto: LEANDRO COURI/EM/D.A PRESS 

 

Uma cena de filme policial tomou conta ontem da MG-010Uma viatura da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) atendia um acidente quando o Corolla cinza placa HJP 8993 passou em alta velocidadeOs policiais reconheceram o carro, que momentos antes trafegava na contramão, na tentativa de sair do congestionamentoNa perseguição, o veículo derrubou três palmeiras no canteiro centralA viatura não conseguiu desviar da árvore e rodou

Quando uma segunda equipe de policiais chegou ao local do acidente, na estrada do aeroporto de Confins, perto do terminal de cargas da Gol, encontrou um terceiro carro, um Voyage, envolvido

Nele, estava o funcionário da companhia aérea Manoel Messias Goes dos Santos, 37 anos, que morreu na hora“Não sabemos se ele foi atingido pela viatura ou pelo Corolla, mas, com certeza, o causador de tudo isso foi o motorista do veículo, que fazia o transporte irregular de dois passageiros”, disse o subcomandante do Batalhão da PRMv, major Aguinaldo Lima

O motorista Renato Antônio Meira Andrade estava com a documentação do carro irregularEle foi preso e poderá responder por direção perigosa e homicídio, segundo o majorUm dos passageiros do automóvel, Fábio da Silva Alves, e os dois militares, o cabo André Luiz Soares e o soldado Tiago Rafael Amaral, foram levados em estado grave para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIIIEles não correm risco de morrer

Ainda de acordo com o major Aguinaldo, o condutor prestava serviço para uma empresa de engenharia e é conhecido dos policiais do batalhão por fazer a rota BH-ConfinsO Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que, de janeiro ao fim de outubro, foram feitas 16.416 ações de fiscalização em todo o estadoPela Lei de Transporte Clandestino, foram apreendidos 1.458 veículos(JO)

Negligência na Fernão Dias

 

Carreta de 470 toneladas e 87 metros que seguia de Contagem para Araxá travou o trânsito na Fernão Dias - Foto: EDÉSIO FERREIRA/EM/D.A PRESS 

 

Eram 3h quando a carreta pesando cerca de 470 toneladas carregando um transformador emperrou no meio da pista, logo depois de uma subida

Um gigante de 87,51 metros de comprimento, 5,39m de altura e 6,3m de largura interditou a Rodovia Fernão DiasSegundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo saiu da fábrica da Toshiba, em Contagem, e seguia para Araxá, no Alto ParanaíbaA inspetora Fabrizia Nicolai ficou impressionada com a cena“O gerador é do tamanho de um carro, mas a prancha do guincho, que distribui o peso, é muito grandeA peça estava no centro dela, com vários eixosA carreta passou por um aclive e pegaria um declive, mas ficou agarrada nessa parte alta, parecendo um cavalinho de brinquedo”, contou

A carreta era escoltada pela PRF e foi afastada para o acostamento no fim da manhãUma faixa da rodovia foi liberada aos motoristas no sentido BHO tráfego na direção de São Paulo fluiu normalmentePoliciais rodoviários informaram que, por causa do congestionamento e da chuva, houve vários acidentesA Autopista Fernão Dias, concessionária responsável pelo trecho, alegou que a carreta não poderia trafegar naquela horaDe acordo com a assessoria, veículos com cargas especiais são autorizados a rodar apenas de segunda a quinta-feira, entre o amanhecer e o pôr do solJá a PRF informou que uma instrução normativa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estabelece que, na Grande BH, o trânsito só é permitido à noiteNenhum representante da  Toshiba foi encontrado para comentar o caso

O engenheiro projetista rodoviário Everaldo Cabral também ficou impressionado“Inevitavelmente, essa carreta chegará a uma concordância vertical, num ponto alto ou baixo, e vai travar, porque não se acomoda na curvaCom essa dimensão, isso só não ocorreria se ela fosse flexível, o que não seria possível, porque o transformador ficaria solto em cima”, explicouSegundo ele, a tendência natural, por estar subindo uma rampa acentuada, é chegar ao alto e travar“A empresa deveria ter feito estudo sobre as dimensões da BR-381É provável que ela não tenha tido essa preocupação nem entendimento técnico para isso.” Ainda ontem, uma carreta quebrada travou o trânsito na BR-040, em Sete Lagoas.(JO)

Tragédia na contramão

 

Batida entre o carro de escolta armada e a carreta matou dois vigilantes na hora na Rodovia da Morte - Foto: PAULO FILGUEIRAS/EM/D.A PRESS 

 

O acidente mais grave na sexta-feira caótica aconteceu no km 430 da BR-381, no trecho conhecido como Rodovia da mortePor volta das 8h, os vigilantes Márcio José Pereira e Valdenyr Machado das Neves, ambos de 41 anos, funcionários da Esquadra Vigilância Armada, voltavam de uma missão quando o Classic em que viajavam ficou descontrolado numa curva, rodou na pista várias vezes, invadiu a contramão e bateu numa carreta que seguia para Monlevade, na Região Central do estadoO veículo ficou totalmente destruído e os vigilantes morreram na horaBombeiros usaram um desencarcerador para retirar os corpos das ferragens.

 O motorista da carreta, Gabriel Soares Sobrinho, de 60, não se feriuEle contou que transportava uma carga de 25 toneladas de cal quando foi surpreendido pelo Classic saindo de uma curva e indo em sua direção “Pelo impacto, o carro estava em alta velocidadeTanto é que ele empurrou a minha carreta para trásNão chovia na hora, mas a pista estava molhada”, informou o motorista, que diz conhecer os perigos da Rodovia da Morte e redobra a atenção quando está chovendo“A estrada já é perigosa, estreita e cheia de curvas, e com chuva fica pior ainda Pouco antes do acidente, um Gol também rodou na minha frente, ao passar por um redutor de velocidade, e quase aconteceu um acidente”, afirmou Gabriel

A frente da carreta também foi destruídaA batida foi tão forte, segundo o motorista, que suas mãos, que estavam no volante,  ficaram doloridasDuas espingardas calibre 12 e dois revólveres calibre 38, usados pelos vigilantes, foram entregues a representantes da empresa de vigilância que estiveram no localCartuchos ficaram espalhados no asfaltoParte da pista sentido Vale do Aço ficou interditadaMotoristas curiosos diminuíam a velocidade dos seus carros para ver o acidente e o trânsito ficou lento(PF)