Quem deseja passar o feriado da Proclamação da República em alguma cidade mineira deve se preparar para a chuva. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) emitiu alerta para a possibilidade de temporais acompanhados de ventos fortes entre esta quarta e sexta-feira. As precipitações devem ser acima de 70 milímetros nas regiões Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Alto do Rio Doce, e Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A previsão de chuva também se estende para as Regiões do Vale do Mucuri e Jequitinhonha. Até domingo, segundo a Cedec, pode haver temporais com acúmulo de 120 milímetros de água, volume considerado alto.
Leia Mais
Alagamento atinge creche e escola após temporal em Poços de CaldasTemporal provoca destruição em Poços de CaldasBetim se prepara para nova temporada de chuvaCom chuva, trânsito de BH fica ainda mais caóticoMotorista fica ferida após capotar carro durante a chuva em Sete LagoasAeroportos de BH operam por instrumentos e registram cancelamentos por causa da chuvaChuva de granizo deixa o trânsito lento e causa inundações na Grande BHFiscalização será reforçada em estradas estaduais durante feriadoSomente neste ano, nove pessoas morreram no Estado, dessas seis, apenas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na ocorrência mais grave, quatro crianças morreram na Serra do Cipó, em Jaboticatubas.
Desde o início do ano, três municípios mineiros decretaram situação de emergência por causa da chuva e outros oito sofreram danos devido aos temporais. Ao todo, 114 casas foram danificadas, uma destruída e 114 pessoas ficaram desalojadas.
Durante o último período chuvoso, entre outubro de 2011 e abril de 2012, foram registradas 20 mortes no Estado. Dessas, apenas duas aconteceram na Grande BH. Além disso, 239 municípios mineiros declaram situação de emergência e outros 34 tiveram problemas. Em todo o Estado, 1.436 residências foram destruídas e 23.821 danificadas.