Uma operação especial de trânsito para o feriado da Proclamação da República foi montada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta quarta-feira em todo o estado. As ações começaram a 0h de hoje e vão até o fim do domingo, dia 18.
Segundo a PRF, a operação vai tentar reduzir a gravidade dos acidentes. A fiscalização e o policiamento serão intensificados através de rondas ostensivas nas rodovias. Além disso, as viaturas serão estrategicamente posicionadas ao longo dos trechos mais movimentados e com alto índice de acidentes.
Blitzes educativas vão divulgar ações do Dia Mundial em Memória às Vítimas de trânsito, que acontece no domingo. O intuito do projeto é alertar motoristas e passageiros sobre a importância de um trânsito menos violento.
Conforme dados da PRF, durante a Operação Proclamação da República, em 2011, a maior parte dos acidentes foi provocada por saídas da pista - 26,5%. Em seguida, colisão traseira, 20,4% e, por último, as colisões frontais, 5,2%. Foram registrados, no mesmo período do ano passado, 498 acidentes, 370 feridos e 22 mortos. .