A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) mantém alerta de pancadas de chuva de moderada a forte nesta sexta-feira. O volume de precipitação deve ficar entre 30 a 50 milímetros, podendo vir acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento em torno de 50 km/h. Até às 8h desta sexta-feira, o órgão registrou 118 ocorrências relacionadas a chuva na capital, a maioria por alagamento, deslizamento de encosta e danificação ou destruição de habitações.
A Comdec recomenda à população que evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos localizados. Recomenda ainda atenção especial e redobrada nas áreas de encostas e morros, pois o solo ainda está encharcado devido às chuvas dos últimos dias. Lembra ainda que o nível dos córregos e rios está alterado em função do excesso de chuva de ontem e que mesmo volumes pequenos de chuva já poderão acarretar em transbordamentos. Por isso, máxima atenção ao trafegar próximos dos córregos e rios e, se possível, evitar essas áreas no momento da chuva.
Previsão
Segundo o meteorologista do Climatempo, Ruibran dos Reis, no sábado, a chuva diminui um pouco e no domingo o sol aparece mais forte com previsão de pancadas isoladas de chuva. A frente fria que está parada no sul da Bahia e o tempo abafado do estado mineiro formaram nuvens muito carregadas, que provocaram o temporal.
Leia Mais
Vídeo mostra carro submerso ao lado de posto na Avenida Prudente MoraisBombeiros retomam buscas por homem desaparecido durante temporalMais uma vez, temporal espalha destruição pela Grande BHPBH estuda fechar ruas com risco de alagamento durante chuvas Vídeo registra momento em que uma tromba d'água chega no Arrudas Árvores ainda interrompem tráfego em BH; sete semáforos estão desligadosNa cidade de Belo Horizonte, a estação automática da Pampulha registrou 81 milímetros em apenas 7 horas (entre 18h de ontem e 01h de hoje), sendo que 62 mm caíram apenas entre 18h e 20h. Ruas ficaram alagadas e a força da enxurrada arrastou carros e provocou a morte de uma pessoa.
Morte
O primeiro temporal da estação matou um motorista e repetiu cenas de inundação e desespero nos pontos críticos já conhecidos na capital. Gilmar Almeida de Santana, de 48 anos, tornou-se a 11ª vítima da estação, a primeira na capital. O veículo em que a vítima estava foi tragado pelas águas do Córrego Ressaca, na Avenida Heráclito Mourão de Miranda, altura do número 940. Uma segunda pessoa que estava no veículo ficou ferida.
Veja fotos registradas pelos internautas durante o temporal
Além disso, outro motorista está desaparecido. Nesta manhã, homens do Corpo de Bombeiros retomaram as buscas por Anderson de Souza Lopes, de 31 anos. Ele dirigia uma picape quando foi arrastado para dentro de um córrego no Bairro Jardim das Alterosas, em Betim. .