O prefeito Marcio Lacerda (PSB) e o chefe da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Belo Horizonte falaram na tarde desta sexta-feira sobre a chuva de ontem e enfatizaram que a conscientização é a melhor forma de prevenir as mortes. Na quinta-feira, a capital registrou o primeiro óbito da temporada chuvosa 2012/2013.Gilmar Almeida de Santana, 48, morreu dentro de um carro que foi arrastado pela enxurrada e caiu em um córrego na Avenida Heráclito Mourão de Miranda, no Bairro Castelo, Região da Pampulha.
Fotos da chuva de quinta-feira
Leia Mais
Defesa Civil mantém alerta de chuva forte para esta sexta-feira Estatísticas da Defesa Civil mostram números assustadores da chuva em Minas Minas monta esquema para ações emergenciais durante período chuvosoDefesa Civil confirma a 13ª morte por causa da chuva em MinasCoordenadorias municipais de Defesa Civil vão receber alerta de chuvas por SMSEncontrado corpo do motorista desaparecido durante temporal em BetimMotorista que morreu durante temporal em BH estava em busca de amigosPopulação de BH vai conviver com tragédias provocadas por chuvas por muitos anosO órgão anunciou a medida emergencial. No entanto, ainda não sabe como será feita essa restrição de circulação, com barreira humana (presença policial) ou física. O prefeito ainda disse que, com as obras que estão sendo feitas para resolver os problemas das chuvas, BH só terá risco zero de enchentes daqui a cinco ou 10 anos.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) também tenta conscientizar a população, por meio de campanhas educativas, de que as pessoas não podem enfrentar a natureza e devem ter medo de encarar os pontos de risco durante as chuvas.
Veja áreas afetadas por enxurradas em BH na chuva de quinta:
Avenida Silva Lobo, região oeste
Avenida Francisco Sá, região oeste
Avenida Cristiano Machado, perto da Estação São Gabriel, região nordeste
Avenida Bernado Vasconcelos, região nordeste
Avenida Heráclito Mourão de Miranda, região da Pampulha
Avenida Severino Ballesteros Rodrigues, região noroeste
Avenida Tereza Cristina, região oeste
.