As polícias Civil e Militar estão mobilizadas em recapturar seis detentos que fugiram da Cadeia Pública de Machado, no Sul de Minas, após agredirem severamente o agente responsável pela vigilância da unidade. A maioria dos fugitivos é moradora da própria cidade e as buscas se concentram na casa de parentes e amigos deles, embora o rastreamento seja realizado em toda a região.
De acordo com a Polícia Civil, a fuga ocorreu na tarde desse sábado depois que um preso, responsável pela faxina da cadeia, alegou que estava passando mal e pediu atendimento médico. Quando o agente abriu a cela foi rendido por seis dos 12 detentos.
Segundo a polícia, o agente foi severamente agredido com socos e pontapés. Os detentos chegaram a estrangular o homem, que desmaiou e foi amarrado e amordaçado. Os outros seis detentos apenas presenciaram a cena e não aproveitaram a oportunidade para fugir também.
Entre os fugitivos está Diogo Ferreira Olivar, de 19 anos, que foi o último a ser recolhido na cadeia. Ele foi preso em flagrante na última terça-feira por receptação e formação de quadrilha. Os outros são Rodolfo dos Reis Leal, 29, único que não é natural de Machado, mas sim de Alfenas, Fabiano Pereira de Souza, 18, Elias Julio Santos Morais, 18, Renato Gonçalves de Almeida, 20, e Alisson da Silva Xavier, 21.
Ainda segundo a polícia, o detento que alegou passar mal é um dos que não fugiram. Um inquérito será instaurado para apurar se ele simulou a necessidade de atendimento médico em apoio ao objetivo dos companheiros de carceragem. O agente foi socorrido no hospital da cidade e não corre risco de morrer.