Jornal Estado de Minas

Famílias ficam ilhadas e inundação provoca prejuízos durante a chuva na Grande BH



A forte chuva que cai na Região Metropolitana de Belo Horizonte causa prejuízos e transtornos a inúmeros moradores. O temporal também pode ter contribuído com vários acidentes nas rodovias. Em Contagem, uma família ficou ilhada em uma casa no Bairro Jardim Riacho das Pedras. O mesmo aconteceu com moradores da Vila Ideal, em Ibirité. Já na capital, o Conjunto João Paulo II, no Bairro Tirol, Região do Barreiro, ficou parcialmente alagado em pouco mais de 20 minutos de chuva.

Confira imagens da inundação registradas por moradoras do Barreiro

A dona de casa Meire Regina Galdino dos Santos, 49 anos, estava em casa, na Rua Geremias Alves, em Contagem, com a família quando a água subiu rapidamente. No terreno há três imóveis que foram totalmente inundados. “Fiquei desesperada.
Estou com crianças pequenas e uma delas, de apenas três anos, começou a chorar e pedir ajuda. Não aguento mais isso. Essa é a segunda vez que acontece a mesma coisa neste ano”, conta emocionada.

Segundo Galdino, alguns móveis foram atingidos pela água. “Nem sei mais se tenho sofá. A água subiu um palmo. Meu marido teve de fazer um buraco na parede do quintal para a água descer. Se isso não fosse feito, a casa iria virar uma piscina”, conta.
As residências da mãe e da nora dela, que ficam no mesmo terreno, também foram atingidas. “Minha nora vai perder móveis e minha mãe, coitada, está desesperada. A rua não tem como nem andar”, desabafou.

Para a dona de casa, o responsável pelo problema é um vizinho, que tem o hábito de jogar lixo em um bueiro na região. Segundo ela, a prefeitura chegou a notificá-lo, porém, nada foi resolvido. “Ele tampa o bueiro, que deveria ficar aberto, como lixo e coisas velhas. Se nada for feito, toda chuva será isso”, afirmou.

Em Ibirité, na Grande BH, uma família também ficou ilhada. Segundo o Corpo de Bombeiros, que ainda atende a ocorrência, os moradores solicitaram o socorro depois que a água invadiu o imóvel. As pessoas disseram que não conseguiam deixar o local.

Já no Barreiro, em BH, moradores e comerciantes enfrentaram a segunda enchente em menos de 20 dias.
O centro comercial do Conjunto João Paulo II, entre as ruas Antônio Eustáquio Piazza e Edmon de Souza Melo, foi o mais atingido. O córrego que corta a área transbordou rapidamente, encobrindo ruas e avenidas. Comerciantes relataram grandes prejuízos financeiros. Moradores relataram que carros ficaram flutuando nas áreas de estacionamento.

Estradas


Mal a chuva começou a cair e vários acidentes foram registrados nas principais saídas de Belo Horizonte. Na BR-381, em Betim, dois acidentes no Bairro Amazonas, deixou o trânsito lento na região. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as ocorrências aconteceram próximos umas das outras. Nas duas, foram colisões traseiras de veículos que não conseguiram parar. Ninguém ficou ferido.

Alerta

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte (COMDEC-BH) emitiu um alerta na tarde desta segunda-feira para a possibilidade de pancadas de chuva moderada a forte de 20 a 30 mm na capital. As precipitações devem ser acompanhadas de ventos em torno de 50 km/h e raios. O alerta é válido até as 8h de terça-feira.
.