A forte chuva que cai na Região Metropolitana de Belo Horizonte causa prejuízos e transtornos a inúmeros moradores. O temporal também pode ter contribuído com vários acidentes nas rodovias. Em Contagem, uma família ficou ilhada em uma casa no Bairro Jardim Riacho das Pedras. O mesmo aconteceu com moradores da Vila Ideal, em Ibirité. Já na capital, o Conjunto João Paulo II, no Bairro Tirol, Região do Barreiro, ficou parcialmente alagado em pouco mais de 20 minutos de chuva.
Segundo Galdino, alguns móveis foram atingidos pela água. “Nem sei mais se tenho sofá. A água subiu um palmo. Meu marido teve de fazer um buraco na parede do quintal para a água descer. Se isso não fosse feito, a casa iria virar uma piscina”, conta. As residências da mãe e da nora dela, que ficam no mesmo terreno, também foram atingidas. “Minha nora vai perder móveis e minha mãe, coitada, está desesperada. A rua não tem como nem andar”, desabafou.
Para a dona de casa, o responsável pelo problema é um vizinho, que tem o hábito de jogar lixo em um bueiro na região. Segundo ela, a prefeitura chegou a notificá-lo, porém, nada foi resolvido. “Ele tampa o bueiro, que deveria ficar aberto, como lixo e coisas velhas. Se nada for feito, toda chuva será isso”, afirmou.
Em Ibirité, na Grande BH, uma família também ficou ilhada. Segundo o Corpo de Bombeiros, que ainda atende a ocorrência, os moradores solicitaram o socorro depois que a água invadiu o imóvel. As pessoas disseram que não conseguiam deixar o local.
Já no Barreiro, em BH, moradores e comerciantes enfrentaram a segunda enchente em menos de 20 dias. O centro comercial do Conjunto João Paulo II, entre as ruas Antônio Eustáquio Piazza e Edmon de Souza Melo, foi o mais atingido. O córrego que corta a área transbordou rapidamente, encobrindo ruas e avenidas. Comerciantes relataram grandes prejuízos financeiros. Moradores relataram que carros ficaram flutuando nas áreas de estacionamento.
Estradas
Mal a chuva começou a cair e vários acidentes foram registrados nas principais saídas de Belo Horizonte. Na BR-381, em Betim, dois acidentes no Bairro Amazonas, deixou o trânsito lento na região. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as ocorrências aconteceram próximos umas das outras. Nas duas, foram colisões traseiras de veículos que não conseguiram parar. Ninguém ficou ferido.
Alerta
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte (COMDEC-BH) emitiu um alerta na tarde desta segunda-feira para a possibilidade de pancadas de chuva moderada a forte de 20 a 30 mm na capital. As precipitações devem ser acompanhadas de ventos em torno de 50 km/h e raios. O alerta é válido até as 8h de terça-feira.