O Corpo de Bombeiros de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, capturou uma jiboia encontrada no quintal de uma casa na segunda-feira. O animal, de dois metros de comprimento, estava no alto de uma laranjeira dentro do terreno que fica no Bairro Cazuza. Depois da captura, o réptil foi entregue para a Polícia Militar do Meio Ambiente. Segundo os bombeiros, a jiboia não é venenosa e não costuma atacar o homem. Ela estava na árvore possivelmente em busca de presas: aves, mamíferos pequenos e lagartos.
De acordo com a corporação, a incidência de capturas de répteis se torna comum no período chuvoso, por isso o Corpo de Bombeiros orienta a população quanto ao risco. Veja dicas para evitar acidentes:
- Ser vigilante sobre possibilidade de picadas de cobras, após as chuvas, durante inundações, na colheita e a noite.
- Nunca manipular, ameaçar ou atacar uma cobra e nunca encurralá-la intencionalmente em um canto ou espaço fechado.
- Mantenha as crianças longe das áreas conhecidas como infestadas de cobras.
- Nunca andar descalço. O uso dos sapatos, botinas sem elásticos, botas ou perneiras, deve ser obrigatório. Dependendo da altura do calçado, os acidentes podem ser evitados na ordem de 50 até 70%. Olhar sempre com atenção o local de trabalho e os caminhos a percorrer.
- Usar luvas de couro nas atividades rurais e de jardinagem. Nunca colocar as mãos em tocas ou buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros, entre espaços situados em montes de lenha ou entre pedras.