Gustavo Werneck
Oportunidade de ouro para conhecer a riqueza, diversidade e beleza do patrimônio cultural de Minas Gerais. A partir do dia 14, sempre às sextas-feiras, 19 imagens dos séculos 18 e 19 poderão ser admiradas na sede do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. O mais importante é que as peças sacras de cidades como Serro, Conceição do Mato Dentro, Belmiro Braga, Congonhas do Norte, Minas Novas, Belo Vale, Chapada do Norte e Piranga estarão em processo de restauração, dentro do programa Ateliê Vitrine, realizado pela terceira vez, uma delas ao ar livre, nos jardins da praça. “Os visitantes vão conhecer todo o processo de recuperação dos objetos, acompanhar o trabalhos dos especialistas e, claro, apreciar o acervo”, diz a gerente de Elementos Artísticos do Iepha, Ana Martins Panisset.
Na tarde de ontem, as equipes do Iepha e de duas empresas contratadas para a realização do serviço –Memória Arquitetura, sob responsabilidade técnica da especialista Carla Castro Silva e Acantos, a cargo de Elisabeth Kiefer – preparavam as salas do ateliê e mostravam o processo de restauro, iniciado em 27 de novembro. “O Programa Restauração de Acervos Ateliê Vitrine tem caráter educativo e estará aberto a professores, estudantes, párocos e zeladores de igrejas e capelas, diretores de museus e demais interessados na preservação do patrimônio cultural”, informa Ana.
Os recursos para a empreitada são do Programa Minas Patrimônio Vivo, do governo estadual, e Fundo de Direitos Difusos. A expectativa é de que as atividades abertas ao público se prolonguem até outubro de 2013, afirma a gerente, ressaltando que parceria firmada com a Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai permitir pesquisa mais aprofundada das imagens, com análises científicas (conhecimento das madeiras, intervenções com total segurança, coleta de material e radiografia) no Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Cecor) da instituição federal, no câmpus da Pampulha.
É impressionante ver as condições das imagens e seus atributos (coroas de prata, resplendores, complementos de madeira, como a cadeira da Santa Mestra e joias). Entre os maiores impactos sofridos ao longo dos tempos, estão o ataque de cupins, perda de policromia e de madeira, repinturas, com camadas de tinta encobrindo as cores e dourado originais, acréscimos inadequados, como fraldas de pano cor-de-rosa no Menino Jesus, craquelês, sujidades e outros. No conjunto, divido em duas salas, chama atenção, de imediato, a imagem de Santana Mestra, da Matriz de São José das Três Ilhas, de Belmiro Braga, na Zona da Mata, que chegou à instituição em condições deploráveis e agora mostra sinais claros de que poderá retornar ao altares da comunidade.
TECNOLOGIA Uma das novidades do Ateliê Vitrine é que as pessoas que não puderam vir à capital poderão acompanhar o processo de recuperação das peças no blog Restauração de Acervos, acessado no site do Iepha. A cada 15 dias, adiantam os restauradores, serão postadas fotos e comentários sobre o serviço. Ana ressalta que todas as imagens são de igrejas integrantes do programa Minas para Sempre, donas, portanto, de toda segurança, com alarmes e sistema de conservação eficazes. “Dessa forma, elas estarão protegidas.”
Em 2009, o Iepha iniciou o projeto de Ateliê Vitrine com a restauração de 122 tábuas de cedro que compõem o forro da Igreja Bom Jesus do Matozinhos, de Couto de Magalhães de Minas.
Programa de Restauração de Acervos Ateliê Vitrine, do Iepha-MG
Abertura: 14 de dezembro. Disponível para visitas toda
sexta-feira, das 9h às 17h
Grupos devem fazer agendamento: (031)3235-2865 ou e-mail
restauracaoacervo@iepha.mg.gov.br . O trabalho poderá ser
acompanhado no blog Restauração de Acervos, acessado no site do Iepha
Iepha: Praça da Liberdade, s/nº, Região Centro-Sul de BH
Memória
Cuidados cirúrgicos
Em maio de 2011, o EM mostrou a situação precária da imagem da Santana Mestra, de Belmiro Braga, agora em processo de restauro no Iepha. A peça faz parte do Ateliê Vitrine e está coberta de papel japonês, como se fossem ataduras. Foi idealizado um verdadeiro processo cirúrgico para salvar a joia do século 19. Na época da chegada do objeto sacro a BH, os especialistas informaram que ele apresentava tudo que não se deve fazer com um patrimônio dessa natureza: abandono associado à ação do calor, umidade, luz solar, ataque de cupins e outros fatores de risco.
IMAGENS EM RESTAURO
Nossa Senhora dos Prazeres - Milho Verde, Serro, Vale do Jequitinhonha
Nossa Senhora do Rosário - Santo Antônio do Norte, em Conceição do Mato Dentro, Região Central
Nossa Senhora do Carmo - Santo Antônio do Norte, Conceição do Mato Dentro, Região Central
São João Batista - São Gonçalo do Rio das Pedras, Serro, Vale do Jequitinhonha
São Gonçalo - São Gonçalo do Rio das Pedras, Serro, Vale do Jequitinhonha
Santana Mestra - São José das Três Ilhas, Belmiro Braga, Zona da Mata
São José - São José das Três Ilhas, Belmiro Braga, Zona da Mata
Nossa Senhora - São José das Três Ilhas, Belmiro Braga, Zona da Mata
Santa Rita - São José das Três Ilhas, Belmiro Braga, Zona da Mata
Nossa Senhora da Conceição - São José das Três Ilhas, Belmiro Braga, Zona da Mata
Santo Antônio - São José das Três Ilhas, Belmiro Braga, Zona da Mata
Santana Mestra - Minas Novas, Vale do Jequitinhonha
São Francisco - Minas Novas, Vale do Jequitinhonha
Santana Mestra - Congonhas do Norte, Região Central
São Sebastião - Capela da Fazenda Boa Esperança, Belo Vale, Região Central
Senhor dos Passos - Capela da Fazenda Boa Esperança, Belo Vale, Região Central
São Francisco - Couto Magalhães de Minas, Vale do Jequitinhonha
São Joaquim - Chapada do Norte, Vale do Jequitinhonha
São Sebastião - Santo Antônio do Pirapetinga, Piranga, Zona da Mata.