A capital mineira, que amanheceu sob intenso calor neste domingo, está em estado de alerta. Em comunicado, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) informou que estão previstas pancadas de chuva com intensidade de moderada a forte entre esta tarde e a manhã de segunda-feira. O calor e a alta umidade, somados à aproximação de uma frente fria no estado, devem provocar chuva intensa também em outros municípios da Região Centro-sul e Oeste mineiro.
Para evitar tragédias, a população deve evitar a presença em áreas sujeitas a alagamento. Há cerca de mil placas distribuídas em 72 pontos de Belo Horizonte informando a motoristas e transeuntes os locais onde frequentemente há inundações.
Desde o início do período chuvoso 2012/2013, em setembro, a chuva já provocou a morte de 13 pessoas em Minas Gerais, seis delas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, sendo uma na capital. Trata-se de Gilmar Almeida de Santana, de 48 anos, que morreu na noite de 15 de novembro quando o carro que dirigia foi arrastado pela enxurrada e caiu dentro de um córrego no Bairro Castelo, Região da Pampulha.