A investigação sobre a queda de um ultraleve em São José do Buriti, distrito de Felixlândia, deve ficar por conta da Polícia Civil. O ultraleve anfíbio prefixo PU IMG-U4166 caiu por volta das 17h de sábado próximo às margens da represa de Três Marias e deixou dois mortos. Mauro dos Santos Ribeiro, de 30 anos, era o piloto. Ele possuía brevê e era devidamente credenciado para realizar voos. Em companhia do amigo Edmilson Emiliano dos Reis, de 45 anos, ele fazia um voo recreativo sobre a represa quando ocorreu a queda, cujas causas ainda são desconhecidas.
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros registraram o caso que será repassado na segunda-feira para o delegado de Três Marias, Geraldo Amaral Neto. Um perito fez os levantamento necessários no local do acidente e encaminhou um laudo preliminar para a perícia criminalística em Belo Horizonte. Os dados finais serão repassados para o delegado, que também deve fazer contato com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) para resolver o destino da investigação.
O coronel do Cenipa, Franz Luiz Matheus, acredita que o caso ficará com a Polícia Civil. De acordo com ele, acidentes com ultraleve, geralmente, não são apurados pelo Cenipa porque a aeronave é experimental. Nesses casos, o voo é “por conta e risco do operador”, conforme informou o coronel. O objetivo do Cenipa é apurar os acidentes para evitar novas ocorrências, mas como essa é uma aeronave experimental, fica excluída a obrigação de atuação dos técnicos do órgão. A queda foi registrada pela Cenipa e repassada para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas a atuação do centro deve se encerrar apenas nesse registro.
Leia Mais
Acidente aéreo deixa dois mortos na Região Central de MinasVítimas de acidente aéreo em Felixlândia serão enterradas na Grande BHMonomotor faz pouso forçado em milharal e deixa dois feridos em OliveiraEnterros
Mauro e Edmilson morreram na hora. O acidente foi presenciado por familiares de ambos, que passavam o fim de semana na cidade. O piloto morava no Bairro Tropical, em Contagem, enquanto o amigo era residente no Bairro Parque das Acácias, em Betim, conforme informação passada pelos parentes das vítimas. Os corpos deixaram Curvelo, com destino a Grande BH, na tarde deste domingo. O corpo de Edimilson será enterrado no Cemitério da Cachoeira em Betim, e ainda não há informações sobre o sepultamento de Mauro. .