Moradores e empresários de Nova Lima, na Grande BH, vão ser os principais beneficiados com a abertura das pistas que ligam o Belvedere, Centro-Sul da capital, à MG-030, a partir de segunda-feira. O presidente da Associação dos Empreendedores dos Bairros Vila da Serra e Vale do Sereno (AVS), Luiz Hélio Lodi, confirmou ontem que está sendo finalizada a primeira etapa do Complexo Viário do Vetor Sul. Até fevereiro, segundo ele, deve ser concluída a trincheira, que vai ligar a MG-030 à BR-356, facilitando o acesso para quem segue em direção a Belo Horizonte.
“A abertura das pistas nos dois sentidos é um avanço, mas somente com a entrega da trincheira, no prazo de dois meses, teremos um grande ganho, com a retirada do trânsito rodoviário do Belvedere, por meio de acesso direto à BR-356”, explicou Lodi. Segundo ele, a liberação do trecho vai desafogar o trânsito na BR-356, para quem segue em direção a Nova Lima, já que será retomada a opção de tráfego pela Avenida Luiz Paulo Franco, no sentido MG-030.
Houve a duplicação de pistas no trecho, além da instalação de nova sinalização, o que vai minimizar os transtornos para quem vai a Nova Lima. No sentido oposto, deve persistir o gargalo do horário de pico, até a finalização da trincheira. A intervenção de maior porte, que é a construção de um viaduto na BR-356 que permita o acesso direto à MG-030, vai depender do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Luiz Lodi, porém, demonstra pessimismo em relação à construção do viaduto. “As intervenções feitas até agora pela iniciativa privada, que assumiu a responsabilidade que seria do setor público, consumiram R$ 7 milhões, de contrapartidas do BH Shopping e de empreendedores da construção civil. O Dnit não tem qualquer previsão sobre a construção do viaduto, última etapa do projeto do complexo viário, com custo estimado de R$ 23 milhões.”
Ponteio
O túnel do Ponteio na BR-356, no Bairro Santa Lúcia, será reaberto neste sábado, ao completar um ano desde que a queda de uma encosta fechou a passagem.
As obras de recuperação do túnel tiveram início em agosto, depois de quase oito meses da obstrução da passagem, devido aos estragos da chuva. Um impasse sobre quem seria o responsável pelas obras de recuperação atrasou a publicação da licitação, que só ocorreu em maio. No edital, além das intervenções no túnel, foram previstas obras de reparos em mais três trechos da BR-356, saída de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro. Segundo o Dnit, o processo de recuperação dessas áreas está em finalização. Para reparar os estragos da chuva foram destinados R$ 4 milhões, cerca de R$ 900 mil somente na passagem do Ponteio..