Jornal Estado de Minas

Pistas são liberadas no Vetor Sul de BH



Moradores e empresários de Nova Lima, na Grande BH, vão ser os principais beneficiados com a abertura das pistas que ligam o Belvedere, Centro-Sul da capital, à MG-030, a partir de segunda-feira. O presidente da Associação dos Empreendedores dos Bairros Vila da Serra e Vale do Sereno (AVS), Luiz Hélio Lodi, confirmou ontem que está sendo finalizada a primeira etapa do Complexo Viário do Vetor Sul. Até fevereiro, segundo ele, deve ser concluída a trincheira, que vai ligar a MG-030 à BR-356, facilitando o acesso para quem segue em direção a Belo Horizonte.

“A abertura das pistas nos dois sentidos é um avanço, mas somente com a entrega da trincheira, no prazo de dois meses, teremos um grande ganho, com a retirada do trânsito rodoviário do Belvedere, por meio de acesso direto à BR-356”, explicou Lodi. Segundo ele, a liberação do trecho vai desafogar o trânsito na BR-356, para quem segue em direção a Nova Lima, já que será retomada a opção de tráfego pela Avenida Luiz Paulo Franco, no sentido MG-030.

Houve a duplicação de pistas no trecho, além da instalação de nova sinalização, o que vai minimizar os transtornos para quem vai a Nova Lima. No sentido oposto, deve persistir o gargalo do horário de pico, até a finalização da trincheira. A intervenção de maior porte, que é a construção de um viaduto na BR-356 que permita o acesso direto à MG-030, vai depender do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Luiz Lodi, porém, demonstra pessimismo em relação à construção do viaduto. “As intervenções feitas até agora pela iniciativa privada, que assumiu a responsabilidade que seria do setor público, consumiram R$ 7 milhões, de contrapartidas do BH Shopping e de empreendedores da construção civil. O Dnit não tem qualquer previsão sobre a construção do viaduto, última etapa do projeto do complexo viário, com custo estimado de R$ 23 milhões.”

Ponteio

O túnel do Ponteio na BR-356, no Bairro Santa Lúcia, será reaberto neste sábado, ao completar um ano desde que a queda de uma encosta fechou a passagem.

Segundo o Dnit, a partir do meio-dia o trânsito de veículos no local será liberado. A passagem de pedestre ainda vai depender de mais dias para ser concluída e vai funcionar de forma improvisada.

As obras de recuperação do túnel tiveram início em agosto, depois de quase oito meses da obstrução da passagem, devido aos estragos da chuva. Um impasse sobre quem seria o responsável pelas obras de recuperação atrasou a publicação da licitação, que só ocorreu em maio. No edital, além das intervenções no túnel, foram previstas obras de reparos em mais três trechos da BR-356, saída de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro. Segundo o Dnit, o processo de recuperação dessas áreas está em finalização. Para reparar os estragos da chuva foram destinados R$ 4 milhões, cerca de R$ 900 mil somente na passagem do Ponteio..