Jornal Estado de Minas

Blecaute deixa o Norte e parte do Noroeste de Minas sem luz

Um bleacaute atingiu parte de Minas Gerais entre o final da tarde e o início da noite deste sábado. O apagão que afetou todo o Norte do estado e parte do Noroeste durou cerca de uma hora. A Cemig informou que a falta de energia foi provocada por um problema em uma subestação em Goiás.

Em Montes Claros, o apagão trouxe vários transtornos. O trânsito no Centro da cidade ficou bastante complicado, já que os semáforos apagaram. No Montes Claros Shopping Center, o maior da cidade, lojas ficaram sem atendimento devido à impossibilidade de efetuar pagamentos por cartão de crédito ou débito. Bares e restaurantes também foram obrigados a suspenderem o atendimento. Alguns estabelecimentos aceitavam pagamento por dinheiro ou cheque.

Ainda no Centro, também houve prejuízo para os postos de gasolina que não puderam funcionar devido a falta de energia para as bombas.

O Corpo de Bombeiros recebeu três chamadas de pessoas que ficaram presas em elevadores. A falta de energia também trouxe transtornos para os casamentos na cidade. O apagão teve início por volta das 18h30 e a energia só retornou às 19h30.

Segundo a Cemig, o blecaute foi provocado por um problema na subestação Samambaia, no estado de Goiás, da Furnas Centrais Elétricas, que afetou o sistema interligado nacional. Quando este tipo de desligamento ocorre, há um desligamento seletivo de cargas para evitar uma ocorrência maior de falta de energia. A Cemig informou que ainda não tem um balanço das cidades afetadas em Minas Gerais. .