Depois de muitos dias de intenso calor, a chuva voltou a atingir Belo Horizonte, no fim da tarde desta quarta-feira, amenizando um pouco a temperatura. Ela trouxe também pequenos transtornos, já recorrentes para a população da capital em dias de chuva. Vários imóveis ficaram sem luz, principalmente nas regiões Norte e Pampulha, e houve registro de quedas de árvore em alguns locais.
A chuva teve início em algumas regiões por volta das 16h30. Às 17h a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu um alerta, válido até o fim da noite, para a possibilidade de chuva moderada a forte, com volume acumulado entre 20mm e 30mm, rajadas de vento ocasionais com velocidade de até 50 km/h e descargas elétricas. O órgão destacou a importância da população evitar áreas com risco de inundação, alagamento ou deslizamentos.
Queda de árvores
Trânsito
Com o fluxo de veículos menor na capital, reflexo do feriado prolongado que terminou ontem, os motoristas não enfrentaram muitos transtornos. Segundo a BHTrans, alguns semáforos ficaram em flash nas Avenidas Carlos Luz. No cruzamento das avenidas Antônio Carlos e Santa Rosa, uma falha deixava os sinas da Antônio Carlos permanentemente em verde e os da outra via em vermelho. Técnicos e agentes do órgão foram para o local orientar o trânsito e solucionar o problema. Ainda segundo a BHTrans, não foram registrados pontos de alagamento ou inundação. Há em Belo Horizonte cerca de mil placas distribuídas em 72 locais orientando motoristas a evitar trafegar e, principalmente, estacionar em dias de chuva.
Falta de Luz
Até as 17h50, a Região Norte da cidade era a mais atingida pela chuva. O fornecimento de energia elétrica foi interrompido em vários bairros. De acordo com a Cemig, os mais atingidos foram Planalto, Etelvina Carneiro, Campo Alegre, Heliópolis, Vila Clóris, Jaqueline e Juliana. Já na Pampulha, vários imóveis ficaram sem luz nos bairros Santa Amélia e Santa Branca.