Devido às obras do BRT Central, a Avenida Paraná, entre as ruas dos Caetés e Tupis, no Centro de Belo Horizonte, será interditada a partir da 0h desta terça-feira. Nos próximos seis meses, o trânsito ficará fechado para quem segue da Praça Rio Branco (rodoviária) sentido Mercado Central. Após conclusão da primeira fase, o sentido do canteiro de obra será invertido para mais seis meses de trabalhos, totalizando um ano de fechamento da via.
Por causa das obras, 39 linhas de ônibus da BHtrans e 45 gerenciadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) serão afetadas. Novas rotas de tráfego dos coletivos, com a instalação de pontos de embarque e desembarque alternativos, foram criadas próximo ao local. Alguns folhetos informativos estão sendo entregues aos pedestres e a lojistas na região. Informações também podem ser obtidas no portal da BHTrans ou por meio do telefone 156 (BH Resolve).
Medo de prejuízos
Antes mesmo de começar, as obras já causam insatisfação entre os comerciantes da região. Os lojistas preveem queda no faturamento e antecipam que poderá haver demissões. Para tentar minimizar os impactos, as calçadas continuarão liberadas aos pedestres.
Diariamente, a Avenida Paraná recebe uma média de 28,5 mil veículos, sendo que entre 18h e 19h, horário de maior movimento, passam 2,4 mil.
Essa é a segunda etapa das intervenções para implantação do BRT na Área Central. A primeira aconteceu na Avenida Santos Dumont, entre maio e dezembro de 2012. A avenida já foi liberada para o trânsito de veículos, mas ainda há sinais de canteiro de obras no local. Até a conclusão da obra, serão seis etapas de intervenções com conclusão prevista para o início de 2014.
Mais interdições
Nesta segunda-feira, a alça Pedro II do Viaduto B do Complexo da Lagoinha, que chega à Região Central, foi fechada para obras de alargamento da estrutura em 80 centímetros. A interdição valerá até dia 31 de janeiro e faz parte dos preparativos para implantação do BRT na Avenida Pedro II, ainda sem prazo para começar.