As blitzes da Lei Seca realizadas em Belo Horizonte na campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida” já autuou 2,5 mil motoristas por dirigirem embriagados. Somente nos últimos 25 dias, período em que a lei para os condutores que insistem em dirigir depois de consumir bebidas alcoólicas ficou mais rígida, 141 condutores acabaram detidos. Todos perderam o direito de dirigir por um ano, tiveram de pagar multa de R$ 1.915,40, além de responder por crime de trânsito.
Desde o início da campanha, que completa um ano e meio na capital nesta segunda-feira, quase 40 mil motoristas foram abordados. Desses, 2.522 condutores foram autuados por embriaguez ao volante, sendo 651 por crime (por dirigirem com nível de álcool no sangue acima de 0,34 mg/l) e outros 1.871 por infração de trânsito (por dirigirem com índice de álcool no sangue entre 0,14 e 0,33 mg/l ou por se recusarem a soprar o bafômetro).
Por enquanto, as ações acontecem apenas em BH. Porém, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) estuda estender a campanha para a região metropolitana, e cidades como Juiz de Fora, na Zona da Mata, Uberlândia, no Triângulo Mineiro, Governador Valadares, no Rio Doce, e Montes Claros, Norte do estado.