(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fotos da capital e do interior são destaques no Paisagens Mineiras

Imagens de Itinga, no Vale do Jequitinhonha, e da Pampulha, em BH, são os destaques da segunda seletiva de concurso fotográfico do Estado de Minas e vão participar da final


postado em 19/01/2013 06:00 / atualizado em 19/01/2013 07:15

(foto: Mário Martins/Esp. EM/D.A Press)
(foto: Mário Martins/Esp. EM/D.A Press)


A segunda seletiva do Paisagens Mineiras, inciativa do Estado de Minas com patrocínio da Petrobras, revela duas curiosidades. Uma é que a imagem mais votada, com 12.599 votos, foi clicada pelo fotógrafo vencedor da primeira seletiva da edição de estreia do concurso, em 2010. Desta vez, Sanderson Pereira conquistou o público com a foto “Casinha na beira de estrada”, tirada em Itinga, no Vale do Jequitinhonha. A segunda foto vencedora, do estudante Ricky Mazzinchy, também é peculiar, já que coloca, pela primeira vez, a capital na grande final. A fotografia “Final de tarde na Pampulha” recebeu 12.461 votos.

Morador de Itabirito, Sanderson Pereira, de 29 anos, é um aficionado por fotografia. A carreira profissional começou quando um tio o convidou, há sete anos, para acompanhá-lo numa viagem ao Rally dos Sertões, competição anual que corta diversos estados brasileiros. Desde então, ele não deixou de fotografar uma só edição do evento. E voltando de carro do rali do ano passado, partindo de Fortaleza (CE), Sanderson se deparou, no fim do dia, com uma singela casinha à beira da estrada que dá acesso a Itinga, a 640 quilômetros de BH. O pôr do sol conferiu uma luz única, que fez o fotógrafo parar o carro e disparar seus cliques. “A foto revela uma beleza simples, que é um retrato da região”, diz.


Prêmios

Na fase classificatória do Paisagens Mineiras, os vencedores de cada seletiva têm a oportunidade de ajudar uma instituição do município em que foram feitas as fotos com a doação de um kit com computador e impressora, além da assinatura digital do EM por seis meses. Escolhida por Sanderson para receber o equipamento, a Associação Comunitária do Bairro Porto Alegre (Acobapa) festejou a chegada da equipe do Paisagens Mineiras com apresentações culturais.

Criada há 20 anos, a entidade beneficia 130 famílias com a organização de grupos comunitários de trabalho, além de oferecer creche a 60 crianças de até 5 anos. Segundo a presidente Vanuza Alves de Oliveira, o computador vai conferir mais independência à associação, que até então não dispunha do equipamento. “A gente depende de órgãos como a prefeitura para fazer nossos contatos. O contador da associação, por exemplo, mora em outra cidade e para enviar algum arquivo para ele sempre precisamos de pedir ajuda.”

Cartão-postal revelado

Morador de Santa Luzia, na Grande BH, Ricky Mazzinchy, de 18 anos, sempre gostou de fazer registros com sua câmera. No colégio teve a oportunidade de fazer um curso de fotografia e agora, com a participação no Paisagens Mineiras, o jovem está ainda mais animado para ingressar na carreira. “O equipamento profissional seria um grande incentivo para eu começar a trabalhar com foto”, diz.

Assim como muitos mineiros, Ricky guarda boas lembranças vividas com a família na Lagoa da Pampulha, um de seus lugares favoritos na capital. No mês passado, num destes momentos de diversão, o jovem dedicou mais de uma hora para tirar a foto que já tinha como destino o Paisagens Mineiras. “Queria participar do concurso e escolhi a Pampulha para fotografar, por ser um lugar que eu já frequentava. No dia da foto, tinha chovido durante a tarde e eu fique esperando o céu abrir. Fiz várias fotos antes da que enviei, mas achei que aquela era a melhor.”

A instituição indicada por Ricky foi a organização não governamental (ONG) Mudança Já, de Venda Nova. Com 11 anos de atividade, a entidade oferece cursos gratuitos de formação profissional e artística e preparatório para o vestibular a 5 mil pessoas. Segundo Leonice Martins, professora voluntária da ONG, o computador será usado no curso de informática, um dos mais procurados. “Vamos poder abrir mais seis vagas com o computador”, disse.

Em abril, as fotos de Sanderson e Ricky voltam a disputar a preferência do público ao lado das vencedoras das outras três seletivas do concurso. Já estão classificadas para a final imagens de Carmo do Cajuru, fotografa por Rodrigo Melo, e de Japaraíba, de Sandro Fernandes. As fotos enviadas para cada etapa do concurso são analisadas por um júri especializado, que seleciona oito para votação popular.

Novidade

As duas imagens mais votadas se classificam para a final, que terá como prêmio uma câmera profissional Canon EOS 5D Mark II. As fotos selecionadas pelo júri vão compor uma revista especial e uma exposição. Para a segunda seletiva foram enviadas 1.057 fotos.

A terceira edição do Paisagens Mineiras traz como novidade a criação da categoria Instagram. Para concorrer com fotos feitas por celular para a rede social os candidatos devem, antes, preencher uma ficha de inscrição no site do concurso. Depois, as imagens devem ser publicadas com a hashtag #paisagensmineiras. As fotos desta categoria não concorrem nas seletivas. Ao final do concurso, o júri vai escolher a vencedora, que dará ao seu autor uma câmera Lomo.

Para participar da terceira seletiva do Paisagens Mineiras, as fotos devem ser enviadas até dia 30 para o site www.paisagensmineiras.com.br, onde o internauta também acessa o regulamento e participa da votação. As imagens devem revelar cenas de cidades históricas, natureza, cultura e artesanato, paisagens urbanas e cozinha mineira.

SEGUNDA SELETIVA
(Resultado da votação)

– Sanderson Pereira – 12.599 (38.91%) – 1º lugar
– Rick Mazzinchy – 12.461 (38.49%) – 2º lugar
– Marcelo da Costa – 4.034 (12.46%)
– Vanessa Merces – 1.213 (3.75%)
– Humberto Souza – 806 (2.50%)
– Sonia Fonseca – 765 (2.38%)
– José de Paula Arantes Jr. – 212 (0.66%)
– Jorge Piazarollo – 188 (0,58%)

Total de votos: 32.378


 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)