Uma mulher foi atingida por uma bala perdida no Centro de Belo Horizonte na tarde desta quarta-feira. Três bandidos tentaram assaltar a Itapoã Calçados da Rua Curitiba, mas escaparam sem levar nada ao perceberem a aproximação da Polícia Militar (PM). De acordo com militares, na fuga, um deles disparou duas vezes para espalhar as pessoas na rua, mas um tiro atingiu uma pedestre. Os disparos foram em direção à PM e a Rosângela de Paula Ferreira, de 43 anos, estava na calçada perto da entrada da Galeria do Ouvidor.
A vítima foi baleada nas costas e socorrida para o Hospital João XXIII. Um tumulto se formou na Rua Curitiba, entre Tamoios e Carijós, por causa do crime. Militares prenderam um dos criminosos e apreenderam um adolescente envolvido na tentativa de roubo. Um grande cerco policial se formou no Centro da capital em busca do terceiro comparsa, que conseguiu escapar.
Os detidos Walisson Braz, 23 anos, e o menor FJ.M.F, 16, foram encaminhados para a 6ª Companhia da PM e uma arma foi recolhida com eles. Segundo a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), Rosângela passou por cirurgia no hospital, está consciente em situação estável. Lojistas e pedestres que ouviram os tiros acionaram a PM pelo 190 várias vezes. Pelo menos três ocorrências foram geradas como roubo e disparo de arma de fogo no mesmo endereço.
Segundo a polícia, os criminosos invadiram a loja, mas uma pessoa conseguiu pedir ajuda para um militar da cavalaria que fazia ronda na região. Esse militar apreendeu o adolescente e pediu reforço para capturar Walisson, que se escondeu dentro de uma loja de departamento. Um PM do 35º Batalhão, que estava à paisana indo para o dentista, viu a movimentação e perseguiu Walisson até prendê-lo. Na abordagem, o militar recebeu apoio de dois policiais do 1º Batalhão que foram acionados.
Walisson estava armado e tentou escapar tirando a camisa e o boné dentro da loja para disfarçar, mas o policial à paisana estava no rastro do suspeito. O terceiro assaltante seguiu armado na direção da Praça Sete e não foi encontrado. Segundo a polícia, o tiro foi disparado por Walisson, mas as investigações ainda vão apontar de onde saiu a bala. Testemunhas disseram que o tiro partiu da arma de um policial. A PM informou que a Corregedoria vai apurar a informação e fará exame de resíduo de pólvora nos suspeitos e nos militares envolvidos na ocorrência.
Ficha criminal
Segundo a PM, os três envolvidos na tentativa de roubo são suspeitos de participar de um assalto a joalheira dentro da Galeria do Ouvidor, em outubro do ano passado, e do roubo de uma loja de calçados na Rua Carijós, em setembro. Policiais compararam imagens de circuito interno da joalheira para tentar provar que são os mesmos assaltantes. Vítimas e testemunhas desses crimes reconheceram os criminosos.