Durante encontro na quarta-feira em Brasília, os prefeitos de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, de Santa Luzia, Carlos Calixto, e de Sabará, Diógenes Fantini, discutiram com dirigentes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) medidas para reassentamento de cerca de 900 famílias que moram às margens da BR-381 e que deverão ser removidas para as obras de duplicação da rodovia.
Segundo o Dnit, a prefeitura da capital, por meio da Urbel, ficará responsável pelo cadastro e reassentamento das famílias, de acordo com termo de compromisso firmado em dezembro, no valor de R$ 75 milhões, com cronograma de execução de 36 meses. Nos trechos da BR-381 que passam pelos municípios de Santa Luzia e Sabará existem aproximadamente 500 famílias a serem removidas. Os prefeitos dessas cidades ficaram conhecendo ontem o programa de reassentamento.
Ainda segundo o Dnit, durante o encontro foram iniciadas também as discussões entre o órgão e a Prefeitura de Belo Horizonte para assinatura de convênio visando o reassentamento das famílias que ocupam as margens do Anel Rodoviário da capital, cujo projeto de requalificação está sendo elaborado pelo DER/MG. Participaram ainda do encontro representantes da Defensoria Pública e do Ministério Público Federal.