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Estado de Minas

Governo dá sinal verde para elaboração de projeto de revitalização do Anel Rodovirário

O projeto vai custar R$ 15,5 milhões e deve ser entregue em maio de 2014. Ainda não há previsão para o início das obras na via mais movimentada da capital mineira


postado em 05/02/2013 17:48 / atualizado em 05/02/2013 18:28

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) deu, nesta terça-feira, o ponta pé inicial para que o projeto executivo de ampliação do Anel Rodoviário, que ficará sob responsabilidade do Consórcio CGP-Ceprol-Afirma, vencedor do processo licitatório, comece a ser elaborado. O prazo para entrega é maio de 2014. As obras ainda não têm data para começar. A ordem para o início do projeto foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial Minas Gerais - Diário Oficial dos Poderes do Estado.

O projeto vai custar R$ 15,5 milhões. Está prevista a reestruturação dos 27,3 quilômetros do Anel Rodoviário, que vão desde a BR-040 (Bairro Olhos D’Água) até a interseção com a Avenida Cristiano Machado. Ao todo serão feitas aproximadamente 50 intervenções com a finalidade de proporcionar mais segurança aos motoristas, melhorar a mobilidade e eliminar os gargalos no trânsito.

Pesquisa Origem Destino 2012, realizada em dezembro, mostrou que a via é a mais movimentada de Belo Horizonte, com fluxo de 154 mil veículos por dia. No horário de pico, de 7h às 8h, quase 11 mil veículos circulam pela rodovia. No ano passado, A via registrou 45,5% dos acidentes ocorridos na região metropolitana da capital. Das 7.268 ocorrências em rodovias patrulhadas pela corporação, 3.306 foram anotadas no movimentado corredor de transporte da cidade - uma média de nove acidentes por dia.

Devido ao grande número de acidentes - muitos deles com mortes - o governo federal liberou R$ 6 milhões para obras emergenciais no Anel. No plano estavam previstas a construção de áreas de escape para evitar que veículos desgovernados batam em outros automóveis, melhorias na sinalização horizontal, telas antiofuscante, faixa exclusiva para veículos de carga, serviço de Atendimento Integrado ao Usuário 24 horas, monitoramento por câmeras ao longo da via, painéis móveis de mensagem variável, guinchos leves e pesados e barreira central móvel para redirecionamento do tráfego.

Mesmo com a verba do governo federal, as melhorias ainda não têm data para serem executadas . De acordo com a Setop, o plano foi apresentado para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que ainda não se posicionou sobre o caso.

O Dnit informou que o parecer já foi entregue a Setop e ao Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (DER/MG). Uma reunião deve ser marcada entre as partes para definir os últimos detalhes para a abertura da licitação.


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