Na hora de encarar uma viagem pelas estradas o folião deve deixar a pressa de lado e ir com calmaAs BRs 381 e 040, principais estradas do estado e importantes vias de acesso aos destinos mais procurados pelos foliões, foram, mais uma vez, as campeãs de acidentes, mortos e feridos ao longo de 2012Apesar da redução geral nas mortes entre 2011 e 2012, no ano passado 277 pessoas perderam a vida na 381, somando a Rodovia Fernão Dias e o trecho que liga BH a Governador ValadaresContando apenas as cinco principais estradas federais do estado (040, 381, 116, 262 e 365) a 381 foi a única que registrou aumento do número de mortos, já que em 2011 foram 272 óbitos
Já na 040 foram 221 mortes, apenas duas a menos que em 2011, juntando os trechos entre BH e a divisa com o Rio de Janeiro e entre a capital e GoiásO alerta ganha mais importância por conta do carnavalNo ano passado, o EM mostrou que nos feriados as mortes aumentaram 27% em comparação aos demais dias, quando os motoristas aproveitam as folgas no trabalho e colocam o carro na estradaNo último Carnaval, 24 pessoas morreram, número que foi menor do que as 30 mortes de 2011A Polícia Rodoviária Federal (PRF) tem um desafio, já que precisa manter os números em queda mesmo com um aumento crescente da frota e com as mesmas condições de infraestrutura de anos atrás
Apesar da maior letalidade entre os tipos de acidentes ocorrer nas batidas frontais, a liderança nesse ranking em 2012 ficou com as colisões traseirasForam quase 7 mil ocorrências, responsáveis pela morte de 88 pessoas
Colisão trasiera
O inspetor Adilson Souza, chefe de comunicação da PRF, chama a atenção para os trechos urbanos por onde passam as rodovias federais“A colisão traseira é bem comum nos perímetros urbanosÉ um acidente típico de desrespeito à distância de segurança entre veículos cometido pelos motoristas”, alerta o inspetorO policial acrescenta que essas ocorrências são responsáveis por congestionamentos, já que com o aumento no movimento típico dos feriados os acidentes geram um transtorno grande ao fluxo de trânsito nas rodovias.
Operação nas rodovias
A Operação Carnaval 2013 da Polícia Rodoviária Federal começa à 0h de amanhã e vai até as 24h de quarta-feiraAs ações serão focadas na prevenção de acidentes, em resposta rápida para garantir fluidez Do trânsito, combate às infrações de trânsito, em especial às condutas geradoras de acidentes: excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas, distância de segurança e trânsito no acostamento
Duplicação segue em marcha lenta
Ainda está sem data para reabertura o edital de licitação para a duplicação dos seis primeiros lotes da BR-381, suspenso em 21 de janeiro depois que as empresas interessadas na obra apontaram problemas no documentoSegundo as empreiteiras, há uma série de ilegalidades, equívocos técnicos, erros e omissões nos projetos para obras de duplicação da estradaO Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que o atraso não vai atrasar o início das obras, previsto para março, e garantiu que o edital não será impugnadoSegundo o órgão, os questionamentos das empresas serão respondidos e uma nova data para abertura das propostas será marcada
Socorro a vítimas agilizado
Agilizar o socorro de vítimas de acidentes é uma das prioridades do Plano Mineiro de Prevenção e Atendimento a Acidentes de Trânsito Terrestre, criado pelo Decreto Estadual 45.466, em 1º de setembro de 2010, e que acaba de receber uma verba de R$ 5,9 milhões do Banco do Brasil para ações de trânsito.
Segundo o subsecretário de Integração e coordenador da área de trânsito da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Robson Lucas da Silva, já foram levantados os trechos de maiores índices de acidentes em estradas federais, e que são de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), e nas vias estaduais, administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagens de Minas Gerais (DER-MG).
Uma reunião está marcada para depois do carnaval para reavaliar esses locais e saber se eles continuam sendo os que mais registram acidentes“Vamos acionar os órgãos competentes para as correções necessáriasSabemos que do ponto de vista da engenharia que há trechos de estradas precisando de revisãoMuitos acidentes são decorrentes da inadequação do traçado das vias”, disse.
Outro foco do plano de prevenção, segundo o subsecretário, são as ações de fiscalização e educação no trânsito“Há um grupo temático desenvolvendo novas ações de trânsito e outro grupo de educaçãoContamos com a Secretaria de Estado de Educação para propagar os pontos pedagógicos nas escolas e nos programas educacionais, incluindo palestras e seminários sobre o trânsito na educação fundamental e no ensino médioVamos trabalhar também no ensino superior”, informou Robson.