Na hora de encarar uma viagem pelas estradas o folião deve deixar a pressa de lado e ir com calma. As BRs 381 e 040, principais estradas do estado e importantes vias de acesso aos destinos mais procurados pelos foliões, foram, mais uma vez, as campeãs de acidentes, mortos e feridos ao longo de 2012. Apesar da redução geral nas mortes entre 2011 e 2012, no ano passado 277 pessoas perderam a vida na 381, somando a Rodovia Fernão Dias e o trecho que liga BH a Governador Valadares. Contando apenas as cinco principais estradas federais do estado (040, 381, 116, 262 e 365) a 381 foi a única que registrou aumento do número de mortos, já que em 2011 foram 272 óbitos.
Já na 040 foram 221 mortes, apenas duas a menos que em 2011, juntando os trechos entre BH e a divisa com o Rio de Janeiro e entre a capital e Goiás. O alerta ganha mais importância por conta do carnaval. No ano passado, o EM mostrou que nos feriados as mortes aumentaram 27% em comparação aos demais dias, quando os motoristas aproveitam as folgas no trabalho e colocam o carro na estrada. No último Carnaval, 24 pessoas morreram, número que foi menor do que as 30 mortes de 2011. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) tem um desafio, já que precisa manter os números em queda mesmo com um aumento crescente da frota e com as mesmas condições de infraestrutura de anos atrás.
Colisão trasiera
O inspetor Adilson Souza, chefe de comunicação da PRF, chama a atenção para os trechos urbanos por onde passam as rodovias federais. “A colisão traseira é bem comum nos perímetros urbanos. É um acidente típico de desrespeito à distância de segurança entre veículos cometido pelos motoristas”, alerta o inspetor. O policial acrescenta que essas ocorrências são responsáveis por congestionamentos, já que com o aumento no movimento típico dos feriados os acidentes geram um transtorno grande ao fluxo de trânsito nas rodovias.
O engenheiro civil e consultor na área de transportes e trânsito Silvestre Andrade alerta os motoristas para uma série de cuidados que devem ser tomados antes de uma viagem. Segundo ele, os pneus devem ser checados, pois se eles estiverem lisos ou carecas, é maior a chance de acidentes em caso de aquaplanagem. “O farol baixo deve ficar ligado mesmo durante o dia, pois a regra geral de segurança nas estradas é ver e ser visto”, diz Silvestre. “É importante que os motoristas andem devagar e descansem geralmente a cada quatro horas seguidas ao volante.” lembra.
Operação nas rodovias
A Operação Carnaval 2013 da Polícia Rodoviária Federal começa à 0h de amanhã e vai até as 24h de quarta-feira. As ações serão focadas na prevenção de acidentes, em resposta rápida para garantir fluidez Do trânsito, combate às infrações de trânsito, em especial às condutas geradoras de acidentes: excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas, distância de segurança e trânsito no acostamento. Além do patrulhamento terrestre, a PRF contará com um helicóptero com perfil aeromédico, que será tripulado também por servidores do Samu de Contagem. A aeronave ficará baseada no posto da PRF em Betim, na BR-381. Policiais de Minas contarão com reforço de colegas da PRF de Mato Grosso e de Brasília.
Duplicação segue em marcha lenta
Ainda está sem data para reabertura o edital de licitação para a duplicação dos seis primeiros lotes da BR-381, suspenso em 21 de janeiro depois que as empresas interessadas na obra apontaram problemas no documento. Segundo as empreiteiras, há uma série de ilegalidades, equívocos técnicos, erros e omissões nos projetos para obras de duplicação da estrada. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que o atraso não vai atrasar o início das obras, previsto para março, e garantiu que o edital não será impugnado. Segundo o órgão, os questionamentos das empresas serão respondidos e uma nova data para abertura das propostas será marcada.
Socorro a vítimas agilizado
Agilizar o socorro de vítimas de acidentes é uma das prioridades do Plano Mineiro de Prevenção e Atendimento a Acidentes de Trânsito Terrestre, criado pelo Decreto Estadual 45.466, em 1º de setembro de 2010, e que acaba de receber uma verba de R$ 5,9 milhões do Banco do Brasil para ações de trânsito.
Segundo o subsecretário de Integração e coordenador da área de trânsito da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Robson Lucas da Silva, já foram levantados os trechos de maiores índices de acidentes em estradas federais, e que são de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), e nas vias estaduais, administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagens de Minas Gerais (DER-MG).
Uma reunião está marcada para depois do carnaval para reavaliar esses locais e saber se eles continuam sendo os que mais registram acidentes. “Vamos acionar os órgãos competentes para as correções necessárias. Sabemos que do ponto de vista da engenharia que há trechos de estradas precisando de revisão. Muitos acidentes são decorrentes da inadequação do traçado das vias”, disse.
Outro foco do plano de prevenção, segundo o subsecretário, são as ações de fiscalização e educação no trânsito. “Há um grupo temático desenvolvendo novas ações de trânsito e outro grupo de educação. Contamos com a Secretaria de Estado de Educação para propagar os pontos pedagógicos nas escolas e nos programas educacionais, incluindo palestras e seminários sobre o trânsito na educação fundamental e no ensino médio. Vamos trabalhar também no ensino superior”, informou Robson.