Novos e velhos problemas para quem vai pegar as estradas mineiras para o carnaval. São trechos com altos índices de acidentes, sinalização precária ou deficiente, buracos na pista, queda de barreiras e risco de animais na pista. A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) mapearam as principais saídas de Belo Horizonte e apontaram problemas que os motoristas já conhecem. Para ordenar ações de resgate e agilizar o socorro de vítimas de acidentes, serão instalados 12 postos de pronto atendimento nos pontos mais perigosos.
Levantamento feito pelo Estado de Minas nas unidades da PRF e da PMRv comprova que os riscos vão muito além dos quilômetros mapeados pelas autoridades. “Em feriados ou eventos em que há um fluxo maior de veículos, já temos identificados os pontos recorrentes de acidentes. Com a Polícia Rodoviária Federal, vamos posicionar as unidades de resgate e mobilizar hospitais para que fiquem sobreaviso diante do risco de acidentes”, informou o subsecretário de Integração e coordenador da área de trânsito da Seds, Robson Lucas da Silva.
Para a PRF, outros pontos problemáticos estão na Grande BH, principalmente na Fernão Dias, entre Contagem e Betim, e na BR-040, entre BH e Ribeirão das Neves, no sentido Diamantina e Brasília. “Esses pontos estão entre os mais críticos do país, segundo a PRF e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada”, disse o inspetor Adilson.
Cidades históricas
A PRF vai priorizar também as estradas de acesso a Ouro Preto, Mariana (BRs 040 e 356) e Diamantina (BR-040 e BR-135). Minas é o terceiro estado que mais recebe turistas no carnaval, principalmente as cidades históricas. Para quem vai para Diamantina, todo cuidado é pouco na BR-040 de BH até o km 436, no entroncamento com a BR-135.
Além do excesso de velocidade e ultrapassagens perigosas, a embriaguez ao volante causa muitos acidentes. De 1º de janeiro até ontem, a PRF aplicou 19,4 mil testes do bafômetro, multou 271 motoristas e prendeu 103. Segundo Santos, 90% dos acidentes em Minas têm como causa falha humana.
“O carnaval é o feriado mais trágico, mas esperamos reduzir acidentes e de mortes. No ano passado, em relação a 2011, houve queda de 40% nas mortes e de 38% nos acidentes”, informou Adilson.
Socorro a vítimas agilizado
Agilizar o socorro de vítimas de acidentes é uma das prioridades do Plano Mineiro de Prevenção e Atendimento a Acidentes de Trânsito Terrestre, criado pelo Decreto Estadual 45.466, em 1º de setembro de 2010, e que acaba de receber uma verba de R$ 5,9 milhões do Banco do Brasil para ações de trânsito.
Segundo o subsecretário de Integração e coordenador da área de trânsito da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Robson Lucas da Silva, já foram levantados os trechos de maiores índices de acidentes em estradas federais, e que são de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), e nas vias estaduais, administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagens de Minas Gerais (DER-MG).
Uma reunião está marcada para depois do carnaval para reavaliar esses locais e saber se eles continuam sendo os que mais registram acidentes. “Vamos acionar os órgãos competentes para as correções necessárias. Sabemos que do ponto de vista da engenharia que há trechos de estradas precisando de revisão. Muitos acidentes são decorrentes da inadequação do traçado das vias”, disse.
Outro foco do plano de prevenção, segundo o subsecretário, são as ações de fiscalização e educação no trânsito. “Há um grupo temático desenvolvendo novas ações de trânsito e outro grupo de educação. Contamos com a Secretaria de Estado de Educação para propagar os pontos pedagógicos nas escolas e nos programas educacionais, incluindo palestras e seminários sobre o trânsito na educação fundamental e no ensino médio. Vamos trabalhar também no ensino superior”, informou Robson.