O carnaval em Minas Gerais será marcado pelo aumento da temperatura em todo o estado, mas pode haver chuvas significativas, principalmente na Região Central - onde ficam as principais cidades históricas - e Sul. O alerta é do meteorologista da Cemig, Arthur Chaves de Paiva Neto.
No Triângulo Mineiro, Oeste, Sul de Minas e parte da Zona da Mata há previsão de pancadas de chuva ao longo de todo o feriado, porém com as chuvas mais intensas ocorrendo entre os dias 10 e 11 de fevereiro. Já no Vale do Aço e Vale do Rio Doce as chuvas começam no dia 12 de fevereiro, também em forma de pancadas no fim do dia.
Já no Norte de Minas e nos vales do Mucuri e do Jequitinhonha, as chuvas significativas acontecem a partir de quarta-feira. Mesmo com a chuva, que pode atrapalhar os foliões, haverá calor. As cidades que podem atingir as maiores temperaturas estão no Vale do Rio Doce e Norte de Minas, que podem superar os 35 graus, enquanto que as mínimas irão variar de 16 graus – no Sul de Minas - até 22 graus, no Triângulo.
Litoral Sudeste
O deslocamento de uma frente fria durante o carnaval provocará chuvas isoladas no litoral Norte de São Paulo e Sul do Rio de Janeiro entre os dias 9 e 11 de fevereiro, deixando o tempo entre parcialmente nublado e nublado. Nesses dias não há previsão de chuvas para o litoral Sul da Bahia, Espírito Santo e Norte do Rio de Janeiro, no entanto, entre os dias 12 e 13 a frente fria avança para o Norte do Rio de Janeiro e Sul do Espírito Santo. As temperaturas variam entre 23 e 34 graus no litoral Sul da Bahia, entre 23 e 33 graus no litoral capixaba e carioca e entre 21 e 31 graus no litoral Norte de São Paulo.
(Com Agência Minas)