Balanço da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, divulgado nesta sexta-feira, aponta quase 30 mil pessoas infectadas pela doença no Estado. Também foram registradas duas mortes.
O primeiro óbito foi em 14 de janeiro deste ano. A vítima é um homem de 48 anos, de Uberaba, no Triângulo Mineiro, que contraiu a doença do tipo hemorrágica. A outra morte acendeu o alerta do estado. Ketlyn Ferreira Santos, de 11 anos, de Montes Claros, faleceu após sofrer complicações devido à dengue hemorrágica - tipo 4 da doença. Há pelo menos 20 anos que não era registrado o vírus em Minas.
O município que apresentou o maior número de casos é Ipatinga, com 3.919, Coronel Fabriciano, com 2.828, e Timóteo, 2.550, ambos na Região do Rio Doce. Em seguida vem Uberaba, no Triângulo, com 2.249, Montes Claros, Norte de Minas, 1.447, e Belo Horizonte com 1.251 infectados.
A grande incidência da doença no estado levou pelo menos 54 cidades decretarem situação de emergência por registrarem epidemia, ou seja, mais de 300 casos a cada 100 mil habitantes. O governador Antonio Anastasia se reuniu no começo deste mês com representantes de órgãos públicos para poder intensificar as medidas de combate à dengue. Alguns municípios já vêm recebendo forças-tarefa.