Foi divulgado na tarde desta quinta-feira, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), o balanço com as ocorrências registradas durante o feriado de carnaval nas estradas federais que cortam Minas. Os dados mostram que o número de acidentes diminuiu em relação ao último ano: são 434 em 2013 contra 515 em 2012, o que representa 5,7 batidas a cada milhão de carros. No entanto, outro número subiu e preocupa. Enquanto 24 pessoas perderam a vida nas BRs em 2012, 29 morream em número inferior de acidentes este ano, o que sugere maior gravidade nas colisões.
Ainda de acordo com a PRF, foram 19 acidentes com mortes, sendo que 41,4% dos óbitos ocorreram depois de colisões frontais, 20,7% em colisões transversais e 13,8% em capotamentos. Comparado com 2012, o número absoluto de feridos também diminuiu (310 contra 331), mas se considerada a quantidade de feridos por acidente, o feriado deste ano se mostra mais violento, com média de sete feridos a cada dez ocorrências, contra seis a cada dez batidas no ano anterior.
Mais tragédias nas estradas estaduais
O carnaval também foi violento nas MGs e estradas sob responsabilidade da Polícia Militar Rodoviária (PRMv). Foram registrados 439 acidentes com 31 mortes e 419 feridos, contra 375 acidentes no mesmo período do ano passado, que deixaram 18 óbitos e 379 feridos. Somados os balanços das duas corporações, Minas Gerais teve 60 mortes e mais de 870 acidentes. O número de óbitos é 42% maior ao registrado em 2012.
Cinco mortos em Itabirito
Um dos acidentes mais graves aconteceu entre um caminhão e um carro na manhã da quarta-feira de cinzas, na BR-040, em Itabirito, Região Central de Minas Gerais. Quatro adultos e uma criança morreram na batida. Segundo a PRF, o Crossfox, que seguia no sentido Rio de Janeiro/Belo Horizonte, invadiu a pista contrária e bateu de frente com o outro veículo no Km 572.
Muito abalada, a mãe e a avó de duas das vítimas precisaram de atendimento médico. Os familiares contaram que todos passaram o feriado em Búzios e voltavam para casa. Eles saíram da cidade carioca às 22h de terça-feira e no caminho pararam para descansar. Nesta manhã, decidiram continuar a viagem.
Outros números
Ao todo, durante as fiscalizações de Lei Seca, a PRF abordou 14.073 motoristas. Destes, 269 foram autuados e tiveram a CNH recolhida, enquanto outros 74 foram presos por crime de trânsito. Também foram aplicadas 1.486 autuações por excesso de velocidade a partir da fiscalização por radar. Já os policiais militares fizeram em vários pontos do Estado 2.234 testes de etilômetro e prenderam 127 pessoas por embriaguez ao volante.