A reportagem do em.com.br fez mais um flagrante de uma pessoa se arriscando no trânsito de Belo Horizonte ao pegar "carona” na porta de um ônibus. O caso aconteceu na Avenida Raja Gabaglia, uma das mais movimentadas da capital.
Pendurado em uma das portas, o jovem parece não se importar com a grande quantidade de veículos perto do coletivo, que passava em frente ao BH Shopping, Região Centro-Sul da cidade. O motorista chega a quebrar um cone na vida, talvez na tentativa de desviar de outros carros, embora não seja possível afirmar que ele tenha visto o “passageiro” do lado de fora.
Em nota, a BHTrans informou que quando há pessoas nessa situação nos ônibus os motoristas são orientados a parar o veículo e solicitar que a pessoa desça. Caso aconteça a recusa, o condutor deve pedir o apoio da Polícia Militar (PM).
Em dezembro do ano passado, dois adolescentes foram flagrados dependurados na porta central de um coletivo da linha 2004 (Bandeirantes/Pilar via Olhos D´Água), sem se importarem com os riscos de queda e atropelamento. Eles desceram a Avenida Nossa Senhora do Carmo, sentido Savassi.
Na ocasião, o coordenador de Operações Policiais do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG), delegado Ramon Sandoli, também afirmou que nestes casos o motorista deve parar o ônibus, pois não pode transportar ninguém do lado de fora do veículo, no compartimento de cargas, no teto, no para-choque, conforme consta no Código Brasileiro de Trânsito (CTB). O artigo 235 prevê infração grave, multa e retenção do veículo para transbordo ao motorista que “conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados”. Se o motorista continuar a viagem com os caroneiros e um acidente acontecer, ele terá que assumir culposamente o acidente.