Shoppings de Belo Horizonte firmaram uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) para potencializar ações que têm como propósito envolver a sociedade na prevenção ao mosquito da dengue. Os centros de compra vão informar, incentivar e mobilizar as pessoas para o combate à doença. Os espaços serão usados para divulgação sobre cuidados para evitar a proliferação.
Ambientes de muita circulação de pessoas, os shoppings são espaços apropriados para a campanhas. O coordenador do núcleo de mobilização social da Assessoria de Comunicação Social da SES/MG, Joney Fonseca Vieira, afirma que o envolvimento destes parceiros é de extrema importância no processo de conscientização de que a dengue é uma doença perigosa.
Alerta em BH
As autoridades de saúde de Belo Horizonte já estão em alerta devido à proliferação do mosquito Aedes aegypit. Somente nos primeiros 51 dias de 2013, a capital mineira já registrou mais casos de dengue que em todo o ano passado. Para a Secretaria Municipal de Saúde, a grande incidência da doença é provocada pela maior circulação de um novo tipo do vírus, chamado de DENV4, e por pessoas que residem em BH e que contraíram a doença em outras cidades.