A promessa do departamento era iniciar a duplicação da rodovia, uma das mais violentas do país, em março, como havia prometido o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, em 31 de outubro, quando esteve em Belo HorizonteNa ocasião, Passos afirmou que as obras não sofreriam atraso e estariam concluídas até 2016Entretanto, com a suspensão dos dois editais, que ainda não têm data para serem retomados, não há estimativa de quando as obras serão iniciadas
A duplicação da Rodovia da Morte é considerada fundamental para a redução do número de mortes e acidentes na estradaNo ano passado, foram registrados 2.564 desastres e 124 óbitos na via, cheia de curvas e com tráfego intenso de veículos pesadosA BR-381 é a principal ligação entre Belo Horizonte, o Espírito e o Sul da Bahia.
A suspensão do Edital 791 ocorreu a quatro dias da abertura da licitação, marcada para terça-feira, dia 26, repetindo o roteiro do que havia ocorrido com o Edital 654 em janeiro, às vésperas do início da concorrênciaO Estado de Minas entrou em contato com o Dnit solicitando entrevista para esclarecer as causas da interrupção, mas a assessoria de imprensa informou apenas que a inciativa foi determinada pela “necessidade de ajustes no edital” e que não havia representante do departamento disponível para explicar que tipo de falhas há no edital e que ajustes devem ser feitos para que a licitação possa ser retomada.
O Dnit não soube informar sequer quando o novo edital será publicado e tampouco esclareceu a situação do Edital 654, suspenso por pressão de quatro construtoras que pediram a impugnação da licitação, alegando falta de dados imprescindíveis para o início dos trabalhos, como estudos geotécnicos e relatório de avaliação ambientalNa ocasião, a Construtora Aterpa MMartins argumentava que “a ausência desses documentos pode trazer inúmeros problemas
Os quatro lotes suspensos ontem somam 167,1 quilômetros e são os seguintes: Governador Valadares a Belo Oriente (78,2 km); Belo Oriente a Jaguaraçu (60,2 km); Nova Era a João Monlevade ( 20,7 km); e Caeté à Avenida Cristiano Machado (13,4 km), sendo que parte deste último trecho faz parte do edital interrompido em janeiro
Pressão parlamentar
A suspensão do segundo edital da duplicação da Rodovia da Morte acendeu o sinal vermelho da bancada mineira no CongressoNa semana que vem, parlamentares do estado prometem se organizar para cobrar da presidente Dilma Rousseff e da direção do Dnit acompanhamento maior do andamento dos editais da rodoviaA intenção é encaminhar requerimento ao Palácio do Planalto, para que sejam detalhados os motivos dos repetidos adiamentos, os problemas dos editais apontados pelas empresas interessadas na obra, além das soluções possíveis para que a concorrência volte a tramitar normalmente
Desde o ano passado, alguns parlamentares já alertavam que os preços estimados para alguns trechos da obra estariam abaixo do que as empresas calculavam, o que poderia causar problemas judiciais e novos atrasos na licitaçãoSegundo o coordenador da bancada mineira no Congresso, deputado Fábio Ramalho (PV), o governo precisará negociar soluções a curto prazo, para conseguir tirar a obra da gaveta este ano“Essa duplicação já virou uma novelaDesde o governo de Fernando Henrique, passando pelo Lula, e agora com a DilmaQue o governo procure os meios necessários para retomá-la de uma vezEm outros estados, grandes obras estão andando, e a principal obra de Minas não avança”, criticou Ramalho
ENQUANTO ISSO...
..ATÉ PEDÁGIO É ADIADO
A concessão dos trechos mineiros das rodovias BR-040 e BR-116, cujos leilões estavam previstos para janeiro e foram adiados, foi incluída no balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), divulgado ontem pelo Ministério do PlanejamentoO presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, disse que a prorrogação do leilão foi feita a pedido dos investidores e que esses dois trechos serão leiloados em junho ou julho, após a divulgação dos editais de outros sete trechos previstos no Programa de Investimentos em Logística entre abril e maio
ANÁLISE DA NOTÍCIA
Falta de vontade política
As explicações do Dnit para a suspensão do segundo edital de duplicação da BR-381, justamente o que abrange o maior trecho da obra, não são satisfatóriasAlegar que o processo foi interrompido pela "necessidade de ajustes" não é suficienteComo a licitação da obra mais importante de Minas, anunciada com pompa e circunstância pela presidente da República, foi interrompida por falhas no edital? O Dnit teve prazo mais que suficiente para elaborar e rever toda a documentação e só agora, faltando quatro dias para a abertura da concorrência, detecta os erros? Mais que problemas administrativos, jurídicos e burocráticos, a suspensão da licitação demonstra uma grande falta de vontade política com Minas Gerais(Álvaro Fraga)
VOCÊ SE LEMBRA?
“As empresas anunciaram os questionamentos cinco dias antes da abertura das propostasComo não houve tempo suficiente para a análise de todos, o edital foi suspenso”
Dnit, ao justificar, em janeiro, a suspensão da primeira concorrênciaUm mês depois, parece não ter havido tempo tampouco para adequação do segundo edital, também interrompido, desta sem vez sem mais esclarecimentos, às vésperas do início do processo.