Jornal Estado de Minas

PBH pede autorização de empréstimo de R$ 400 milhões para ampliação do metrô

Landercy Hemerson

A Prefeitura de Belo Horizonte vai enviar à Câmara de Vereadores projeto de lei com pedido de autorização para contratar R$ 400 milhões em financiamento para investimentos na ampliação do metrô da capital

O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB), que acredita na possibilidade de realização da concorrência para concessão do sistema até o fim do ano“Neste momento o que existe são as sondagens (as prospecções de solo feitas principalmente na Região Centro-Sul da capital) e as consultas públicas que podem ser feitas ao projeto”, disseO custo total da obra é estimado em R$ 3,1 bilhões, entre recursos do governo federal, prefeitura e estado.

A expansão do metrô foi uma das principais promessas de campanha de Lacerda na disputa pelo segundo mandatoO projeto de engenharia das linhas 1 e 2 está orçado em 18,5 milhõesO da 3, em R$ 14,6 milhões, de acordo com dados da Empresa Pública Trem Metropolitano de Belo Horizonte (Metrominas)Segundo Lacerda, o governo de Minas já teve aprovado na Assembleia Legislativa projeto de lei que autoriza o Palácio da Liberdade a contratar R$ 750 milhões em financiamentos também para investimentos na expansão das linhas.

Segundo a empresa, para a Linha 1, que liga Venda Nova ao Eldorado, estão previstos reforma e melhoria das estações, aquisições de novos trens e o aperfeiçoamento dos sistemas elétricos e de comunicaçãoOs investimentos irão ainda para a Linha 2, que ligará o Barreiro ao Calafate, com extensão de aproximadamente 10,5 quilômetros, e para a Linha 3, subterrânea, com 4,5 quilômetros, ligando a Savassi à Lagoinha, na Região Centro-Sul, trecho que contará com cinco estações.

FUROS

 

As perfurações de solo para sondagens geológicas que orientarão a implantação de linhas de metrô em Belo Horizonte estão sendo feitas principalmente na Região Centro-Sul da cidadeA expectativa é de que as prospecções sejam concluídas até o mês que vemNo total, as perfurações vão custar R$ 6,4 milhões e buscam dar subsídios para elaboração do projeto de engenharia das linhas que serão construídas.