Paulo Henrique Lobato
Hoje é uma data triste para a família do empresário Adahyr Geraldo Syrio Júnior, de 32 anosHá exatamente quatro anos, ele viu o irmão, Alberty, morrer na Rodovia da Morte, como é conhecido o trecho de 110 quilômetros da BR-381 entre Belo Horizonte e João MonlevadeOs dois estavam numa van atingida por um caminhão carregado com vergalhões que passou direto na curva do km 435, depois de Sabará, em alta velocidadeA imprudência do condutor do caminhão deixou seis mortos e 13 feridosTodos ocupantes da van, que levava universitários da capital para Caeté.
O desrespeito às leis de trânsito é o tema da segunda reportagem sobre os 50 anos da primeira morte no trecho mais perigoso da BR-381O acidente que matou Alberty e feriu Adahyr ocorreu a cinco quilômetros da curva em que Teófilo Severino, a primeira vítima da Rodovia da Morte, foi atropeladoSe a via fosse duplicada e houvesse divisão física entre as direções opostas, possivelmente o caminhão não teria atingido a van com universitáriosMas a demora de autoridades para revitalizar o trecho – os editais para duplicação estão suspensos, com promessa de retomada no fim do mês – não é o único problema na rodovia
A imprudência também contribui para o alto número de mortesDe 2007 a 2012, foram 461 óbitos, segundo balanço da Polícia Rodoviária Federal (PRF)Para se ter ideia do quanto usuários – motoristas, passageiros, ciclistas e pedestres – ignoram as leis de trânsito, balanço da PRF indica a aplicação de 12.832 multas em 2012 – média de 35 por dia
Radares
O Dnit instalou radares ao longo da via na tentativa de inibir o excesso de velocidadeUm dos equipamentos foi colocado na curva em que o caminhão atingiu a van com universitáriosA medida veio tarde para os seis ocupantes do escolar“Toda vez que passo naquele trecho… É complicado falarMeu irmão completaria 30 anos em 2013Morreu muito novoMontamos um grupo, o S.O.S
O Dnit, por sua vez, não tem previsão de quando publicará o edital para licitar a obraO deputado federal Fábio Ramalho (PV), o Fabinho Liderança, porém, teve uma reunião com representantes do órgão, na última semana, e diz que o governo assegurou que os novos editais serão publicados ainda este mêsEm 2013, todos os editais que previam intervenções na pista foram suspensosA medida deixou o caminhoneiro Geraldo Ricardo Lana, de 50 anos, indignadoEle passa todas as semanas pelo trecho“Levo carga seca de Belo Horizonte a Vitória (ES) e nessa estrada precáriaTodo ano preciso trocar o amortecedor por causa do asfalto ruimGasto no mínimo R$ 840”, disse.
Ranking das multas
Infração 2012
Ultrapassagem proibida 3.746
Transitar pelo acostamento 1.744
Veículo sem licença 1.127
Ultrapassagem pelo acostamento 634
Motorista sem CNH 594
Veículo em mau estado de conservação 549
Passageiro sem cinto de segurança 458
Condutor sem cinco de segurança 455
Veículo sem documento de porte obrigatório 442
Ultrapassar pela contramão em viadutos 256
Outras 2.827
Total 12.832
50 anos de perigo
Na primeira reportagem da série sobre os 50 anos do primeiro óbito na Rodovia da Morte, o Estado de Minas relatou dramas e traumas de quem perdeu parentes no trecho e mostrou que a estrada continua oferecendo riscoNo trecho de 110 quilômetros entre BH e João Monlevade, a estrutura defasada, o traçado sinuoso e a má conservação das pistas expõem quem passa pela rodovia a risco.