O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo presidiu uma missa campal na manhã desta sexta-feira como parte das comemorações dos 90 anos do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus. A celebração ocorreu no terreno da nova sede do seminário na Rua Ibirapitanga, Bairro Dom Cabral, Região Noroeste da capital.
A programação para festa de aniversário começou na quinta-feira com adoração ao santíssimo sacramento e Te Deum, no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua - Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. A comemoração continua com uma aula inaugural às 10h com os padres Evandro Campos Maria e Renato Alves de Oliveira.
A nova sede do seminário será dividido em Reitoria, Comunidade João Paulo II – Propedêutico, Comunidade Emaús - Filosofia (residência dos seminaristas), Comunidade Coração Eucarístico - Teologia (residência dos seminaristas - 1º e 2º anos), Comunidade Padre Alberto Antoniazzi - Teologia (residência dos seminaristas - 3º e 4º anos).
O terreno tem cinco mil metros quadrados e foi a casa de versão de Dom Cabral. Depois o local virou um seminário, ficou inutilizado por um tempo e agora recebe a nova sede. Uma arquiteta está preparando os três prédios, capela, o alojamento e o jardim do seminário.
“Nosso maior desejo é construção de nossa nova sede e apesar disso nós também temos desafio de confirmar novo modelo para formação de seminarista que tenham ritmo de convivência com o mundo para que sejam evangelizadores nas comunidades”, afirma o padre Nivaldo dos Santos Ferreira reitor do seminário.