Uma manifestação pacífica em prol do meio ambiente movimentou a Região Centro-Sul de Belo Horizonte na tarde deste sábadoOrganizado pelo movimento 'Fica Ficus - por uma BH mais verde', que visa a preservação das árvores situadas nas áreas urbanas da capital, o PICnicPraia reuniu cerca de 200 pessoas na praça Bernardo Monteiro, em frente ao colégio Arnaldo.
Sob a sombra dos frondosos Fícus da região, casais, famílias e crianças estenderam toalhas e expressaram seu apreço à flora da capital mineiraDe forma ordeira e com o auxílio de faixas, o grupo pediu a preservação das árvores e protestou contra o descaso à flora que ocupa a região metropolitana de Belo Horizonte.
Além dos piqueniques, o evento contou com escaladas nas árvores, slackline (onde pessoas se equilibram em fitas esticadas entre os troncos) e intervenções artísticas diversas.
Para o biólogo Sérvio Pontes Ribeiro, um dos idealizadores do evento, o movimento visa conscientizar a população quanto ao respeito à flora urbana“Este conjunto de pessoas quer deixar claro para a administração da cidade que não temos outra prioridadeA nossa prioridade é urbanística, é espaço de lazer e a arborização” disse.
Outra preocupação do grupo se refere à iniciativa da prefeitura em cortar árvores adoecidas “Não achamos que exista nenhuma razão técnica e urbanística para remover estas árvores nem se elas morreremQueremos a cidade com esta e muitas outras árvoresQueremos mais critério das autoridades e da prefeitura a respeito da floresta urbana”, completou.